Topo

Internacional

Zagueiro e 'garçom', Cuesta chega a 10 assistências pelo Inter

Cuesta ganhou reconhecimento de Edenilson pelas assistências em vitória do Inter - Ricardo Duarte/Inter
Cuesta ganhou reconhecimento de Edenilson pelas assistências em vitória do Inter Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/08/2021 14h03

A função básica do zagueiro é defender. Alguns se destacam também marcando gols. Mas Victor Cuesta tem uma característica ímpar entre os atletas de sua função. Além de proteger a meta de Daniel, no Inter, ele se caracteriza por dar assistências. O perfil 'garçom' já rendeu 10 passes para gol dados pelo argentino.

Independente de qual treinador esteja no comando, a jogada se repete. Cuesta avança da zaga pelo lado esquerdo, vira praticamente um meia. Nas cercanias da defesa adversária opta por um cruzamento, normalmente em curva, procurando a segunda trave para entrada de algum colega. Várias vezes já terminou em gol.

Mas esta não é a única faceta ofensiva do defensor de 32 anos. Cuesta por vezes opta por dribles, nos quais também costuma ter sucesso, ou batidas de fora da área.

No clube desde 2017, Cuesta disputou 238 jogos. Em 43,3% deles a meta do Inter não foi vazada. Com ele em campo, a média de gols sofridos pelo time é de 0,82 por partida. Ou seja, menos de um gol por jogo.

Ontem, contra o Fluminense, foram duas assistências na vitória por 4 a 2. Um cruzamento de esquerda e outro de direita, que levaram o número total de assistências dele pelo clube a 10, igualando o número de gols.

Eleito duas vezes o melhor zagueiro do Brasileiro na premiação da CBF, além de ter conquistado a Bola de Prata da ESPN em 2018 na posição, Cuesta mantém suas médias nesta temporada. Foram 32 partidas até agora, em 41,2% delas o Inter não levou gols, e segue inferior a um por partida a média de gols sofridos com ele em campo.

Ao todo foram 123 vitórias, 60 empates e 55 derrotas de Cuesta a serviço do time do Beira-Rio, totalizando 60% de aproveitamento de pontos com o setor de retaguarda regida por 'El Patrón'.

Internacional