Topo

Grêmio joga pela Copa do Brasil em meio a protestos e antes de 'retiro'

LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

27/07/2021 04h00

O Grêmio dá um tempo para o Campeonato Brasileiro e joga, hoje (27), diante do Vitória pela Copa do Brasil. Mas o primeiro jogo das oitavas de final do mata-mata também chega envolto em clima pesado. Além do protesto no embarque da delegação, em Porto Alegre, o clube gaúcho vive dias de enorme pressão interna. E o jogo em Salvador acontece às vésperas de uma cartada extracampo de Felipão e diretoria: um período de isolamento em Atibaia, no interior de São Paulo, antes de voltar a jogar pelo Brasileirão.

Vitória e Grêmio jogam às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Barradão. A partida de volta acontece na terça-feira da semana que vem (3), às 19h, em Porto Alegre. Entre as duas partidas da Copa do Brasil, o Grêmio visita o Red Bull Bragantino, sábado (31), pela 14ª rodada do Brasileirão.

A viagem a São Paulo está conectada com a ida à Bahia. De Salvador, o elenco segue até Atibaia para dias de treinamento e concentração total. Mas antes, tenta aliviar a tensão contra o Vitória.

O Grêmio volta a jogar a Copa do Brasil após mais de um mês. No jogo mais recente pelo torneio, o treinador era Tiago Nunes e o clima também era completamente diferente. O desempenho nas duas partidas diante do Brasiliense não foi bom, mas passa longe do ambiente atual.

Com apenas uma vitória no Brasileirão, o Grêmio ainda não decolou com Luiz Felipe Scolari. O ídolo, comandante histórico na década de 1990, vai para a sexta partida no comando da equipe com o discurso firme de, primeiro, proteger a defesa e depois pensar em atacar, de criar chances.

Se dentro de campo as coisas não avançaram muito, fora o clima piorou. Torcedores foram até o aeroporto Salgado Filho, na capital gaúcha, protestar contra o elenco e diretoria antes do embarque para Salvador. Dois deles chegaram a se enfiar em frente ao ônibus com a delegação. Nas redes sociais, o tom também é de cobrança forte.

Nos corredores da Arena do Grêmio e do CT Presidente Luiz Carvalho, a preocupação é com a capacidade de reação do time. Rafinha, Kannemann, Douglas Costa e Diego Souza sequer viajaram. Mesmo com troca de formação e peças, nos jogos mais recentes, o Grêmio não conseguiu dar salto de desempenho. O temor é que nos próximos dias o ambiente possa se deteriorar com revés e atuações ruins, individual e coletivamente.

Depois do jogo em Salvador, o Grêmio vai viver dias de isolamento. O resultado contra o Vitória vai ditar o tom do retiro. Introspecção por causa da pressão ainda maior ou uma pitada de alívio e ânimo para buscar volta por cima.

FICHA TÉCNICA:

VITÓRIA x GRÊMIO

Data e hora: 27/07/2021 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Transmissão na TV: Premiere e SporTV
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Márcio Henrique de Gois (SP)

VITÓRIA: Ronaldo; Cedric, Marcelo Alves, Mateus Moraes e Roberto; Gabriel Bispo e Pablo Siles; David, Eduardo e Soares; Dinei (Samuel). Técnico: Ramon Menezes

GRÊMIO: Gabriel Chapecó; Vanderson, Geromel, Ruan e Guilherme Guedes; Fernando Henrique e Victor Bobsin; Léo Pereira, Jean Pyerre e Alisson; Ricardinho. Técnico: Luiz Felipe Scolari