PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Consolação? Terceiro lugar da Copa América vale muito para Peru e Colômbia

Colômbia e Peru jogam pelo terceiro lugar da Copa América, hoje (9), em Brasília - Heber Gomes/AGIF
Colômbia e Peru jogam pelo terceiro lugar da Copa América, hoje (9), em Brasília Imagem: Heber Gomes/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Brasília (DF)

09/07/2021 04h00

Classificação e Jogos

A Copa América está chegando ao fim. Hoje (9), duas das quatro últimas seleções se despedem do torneio com a disputa pelo terceiro lugar. Mas, ao contrário do que poderia acontecer caso Brasil ou Argentina estivessem no jogo, Peru e Colômbia valorizam muito o posto em disputa no Mané Garrincha, a partir das 21h (de Brasília).

Como as equipes de Messi e Neymar são, reconhecidamente, as mais fortes do continente, cair para lutar pela terceira posição seria pouco. O "prêmio de consolação" não agradaria brasileiros nem argentinos, que jogam amanhã, no Maracanã, pelo título.

Mas colombianos e peruanos se interessam bastante. Distante do histórico dos outros participantes que ainda estão na competição, tanto o time de Rueda como de Gareca querem a "medalha de bronze".

O Peru está na frente da Colômbia na disputa histórica da Copa América. Com dois títulos (1939 e 1975), os atuais vice-campeões do torneio buscam o terceiro lugar pela nona vez. A última foi em 2015, quando bateram o Paraguai na decisão.

"Se chegamos até aqui é porque tivemos mérito. O jogo de amanhã (hoje) tem um valor importante, damos a ele o valor que tem. Conseguimos atingir nosso objetivo de observar jogadores, firmar outros, na competição. O objetivo esportivo, só poderemos medir depois de jogar esta partida", disse o técnico Ricardo Gareca.

"Começamos a Copa com a expectativa de poder ver jogadores novos, fazer testes, e fomos cumprindo. Revertemos os resultados ruins do início e chegamos às finais. Sempre cresce a expectativa quando se está numa semifinal, se quer voltar à final, se quer ser campeão. Mas não chegamos, e vamos lutar pelo terceiro lugar", completou.

Já a Colômbia ergueu a taça apenas uma vez (2001), foi vice uma vez, exatamente para o Peru, em 1975, e luta para ser terceiro colocado pela quinta oportunidade. Em 2016, os colombianos bateram os Estado Unidos, sendo esta a última vez que ocuparam o terceiro posto.

"Sempre se tem o desafio de fazer o melhor, de conquistar o campeonato. Mas nos escapou a ilusão da final, de sonhar com o título. Nos resta ter dignidade e fazer uma despedida honrosa. Será contra um rival que nos ganhou na fase de grupos, mas vamos encarar com todo profissionalismo. Vamos jogar e encerrar o torneio, jamais podemos encerrar o torneio antes de jogar", completou o técnico Reinaldo Rueda.

Colômbia e Peru já se enfrentaram nesta Copa América, com vitória peruana por 2 a 1, em Goiânia. Ambos faziam parte do grupo B, no qual os comandados de Gareca terminaram em segundo, com sete pontos, e os de Rueda em terceiro, com quatro. As duas seleções encararam pênaltis nas quartas de final (Peru x Paraguai, Colômbia x Uruguai) e os colombianos foram eliminados também nas cobranças, na semi, para Argentina. Os peruanos perderam no tempo normal para o Brasil.

Esporte