Topo

Grêmio joga para vencer primeira e evitar demissão de Tiago Nunes

Grêmio não vence há cinco jogos e treinador tem sido alvo de críticas duras - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Grêmio não vence há cinco jogos e treinador tem sido alvo de críticas duras Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

30/06/2021 04h00

O Grêmio visita o Juventude, hoje (30), com a missão de vencer a primeira partida no Campeonato Brasileiro. Sim, o time gaúcho também persegue uma vitória fora de casa depois de mais de um mês. O resultado, em partida válida pela oitava rodada, também pode influenciar no futuro de Tiago Nunes. Mesmo bancado pela diretoria, o treinador tem sido alvo de forte contestação da torcida e de alas da direção.

Juventude e Grêmio jogam às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Será a sexta partida do time gremista, que até aqui perdeu três vezes e empatou dois jogos em casa.

O Grêmio não vence fora de casa há quatro partidas. O triunfo mais recente como visitante foi em 20 de maio, diante do Aragua-VEN, pela Copa Sul-Americana. Depois disto, o time venceu Brasiliense (pela Copa do Brasil) e Santa Cruz-RS (Recopa Gaúcha) em casa. Somando duelos como mandante e fora de casa, são cinco partidas sem vitória.

A diretoria deu respaldo público ao trabalho de Tiago Nunes. Nos bastidores, o surto de covid-19 após o título do Campeonato Gaúcho é apontado como um dos motivos para a queda de rendimento e resultados ruins. Mas ao mesmo tempo, existe contestação às escolhas do treinador. Desde a escalação até as substituições.

Tiago Nunes foi contratado em abril, após saída de Renato Portaluppi, e desde então o Grêmio disputou 17 partidas. Com 10 vitórias, quatro empates e três derrotas. Até aqui, são 67 dias de trabalho da comissão técnica.

O Grêmio defende que o treinador ainda precisa de tempo para encaixar uma escalação titular. Mas ao mesmo tempo sabe que os resultados pesam. Na terça-feira (29), torcedores espalharam faixas de protesto em uma avenida de Porto Alegre.

Vencer em Caxias do Sul é considerado vital para a campanha no Brasileirão. E para dar tranquilidade a Tiago Nunes.

FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE X GRÊMIO

Data e hora: 30/06/2021 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Auxiliares: Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP) e Evandro Melo de Lima (SP)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)

Juventude: Marcelo Carné; Michel, Vitor Mendes, Rafael Forster e William Matheus; Elton, Matheus Jesus, Castilho, Wescley e Paulinho Bóia; Matheus Peixoto e Fernando Pacheco
Técnico: Marquinhos Santos

Grêmio: Gabriel Chapecó; Rafinha, Geromel, Paulo Miranda, Diogo Barbosa; Darlan, Matheus Henrique, Victor Bobsin, Douglas Costa e Ferreira; Diego Souza
Técnico: Tiago Nunes