Topo

Gramado do Maracanã é trocado para a final da Copa América: veja como ficou

Siga o UOL Esporte no

Igor Siqueira

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/06/2021 12h07

Parte do gramado do Maracanã já foi substituída. O trabalho que começou na quinta-feira (24), após a vitória do Flamengo sobre o Fortaleza, é feito pensando na final da Copa América, no dia 10 de julho. A engenharia continuará até a bola rolar na decisão para que a fatia do terreno que já estava sendo utilizada ao longo da temporada fique em um estado similar à nova grama instalada;

"Estamos fazendo uma reforma geral do gramado. O gramado estava bastante desgastado pela carga de uso que ele tem. De uma área aproximada de 8 mil m², estamos trocando 3.800 m², que é a parte Norte, que fica na sombra, uma parte central e o gol Sul, que são as áreas mais desgastadas. O processo envolve muita tecnologia. O gramado é preparado durante mais de um ano para ser um gramado pronto para jogo. É um gramado muito maduro, muito denso, que permite o jogo imediato. O que foi feito é o plantio desses rolos. Cada um pesa aproximadamente uma tonelada. É um equipamento especial desenvolvido para esse tipo de trabalho", explicou a engenheira agrônoma Maristela Kuhn, que conduz o trabalho no estádio.

No cronograma, já houve a conclusão do plantio da grama de inverno. Agora, o campo receberá uma cobertura de areia e adubo em grãos ao final do dia de hoje (28).

Há uma preocupação natural das seleções com os gramados da Copa América no Brasil por conta do pouco tempo de preparação que o país teve para abrigar o torneio. O estádio mais criticado por esse quesito é o Nilton Santos, principal casa da seleção brasileira e que hoje (28) sediará o duelo entre Uruguai e Paraguai.