Topo

Pagura: Conmebol permite substituição de atletas com covid na Copa América

Jorge Pagura, chefe da comissão médica da CBF, falou sobre a Copa América - Walterson Rosa/MS
Jorge Pagura, chefe da comissão médica da CBF, falou sobre a Copa América Imagem: Walterson Rosa/MS

Do UOL, em São Paulo

12/06/2021 18h48

O chefe da comissão médica da CBF, Jorge Pagura, afirmou hoje que a Conmebol alterou o regulamento da Copa América para permitir que as seleções troquem os jogadores que testarem positivo para a covid-19 durante o torneio realizado no Brasil.

"A Conmebol muda o regulamento e permite a qualquer tempo que haja substituição dos atletas positivos para covid-19. Mas, dessa forma, mesmo que cheguem com PCR negativo, no tempo hábil, a gente vai refazer qualquer tipo de exame", disse Pagura, em entrevista coletiva do Ministério da Saúde.

Hoje, a Federação Venezuelana de Futebol confirmou que 11 profissionais de sua delegação testaram positivo para o coronavírus no Brasil. São oito jogadores e três membros da comissão técnica. O número de casos chega a 13, considerando os dois atletas que sequer viajaram para a disputa da Copa América pelo mesmo motivo. A Venezuela encara o Brasil amanhã, às 18h (de Brasília), na abertura do torneio.

"Depois do número da Venezuela, inesperado, porque todos viajaram negativos, e aí é a firmeza do protocolo, que, apesar de terem viajado com 48 horas de PCR negativo, fizemos essa busca ativa", declarou Pagura.

Pagura também foi questionado sobre o tempo hábil para trocar os atletas com covid-19 de uma seleção por outros que testaram negativo para o coronavírus antes de um jogo. Segundo o médico, um jogador convocado para substituir um atleta com covid chegaria ao Brasil já com um exame RT-PCR negativo. Mesmo assim, este novo atleta realizaria o teste de antígeno, que mostra o resultado mais rápido do que o RT-PCR, para confirmar o primeiro resultado negativo.

Ele também afirmou que um possível adiamento de partida por surto de casos de covid em uma equipe é responsabilidade do departamento de competições da organização da Copa América.

"Quando digo tempo hábil, ninguém vai sair para vir aqui para o Brasil com PCR positivo. Só pode sair com o PCR negativo. Supondo que temos o jogo no domingo, supondo que sejam repostos os atletas pela modificação no regulamento. Com o jogo amanhã, eles chegariam com o PCR negativo de 48 horas, teoricamente válido, aí sim, eu posso lançar mão, por segurança, a fazer um teste de antígeno, porque eu conseguiria um resultado até antes do jogo. Provavelmente, um PCR novo não daria tempo até a hora do jogo", respondeu Pagura.