PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Hoje título de "consolação", Taça Rio tem Vasco como maior vencedor

Vasco é o maior campeão da história da Taça Rio: último título do clube na competição foi em 2017 - Paulo Fernandes / Vasco
Vasco é o maior campeão da história da Taça Rio: último título do clube na competição foi em 2017 Imagem: Paulo Fernandes / Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/05/2021 04h00

Classificação e Jogos

Outrora com seu charme, além da garantia de se chegar à final do Campeonato Carioca, a Taça Rio foi relegada a título de "consolação" nesta temporada. Destinada este ano à uma disputa dos clubes que terminaram entre a 5ª e a 8ª colocação na classificação geral, ela tem como maior vencedor o Vasco, que hoje (8), às 16h, em São Januário, entra em campo contra o Madureira tentando se manter vivo para ampliar a hegemonia na competição.

No formato atual, as semifinais são formadas em duelos entre o 5º (Vasco) e o 8º (Madureira), e entre o 6º (Nova Iguaçu) e o 7º (Botafogo). Quem terminou na frente na fase anterior, tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais.

Nos duelos de ida, o Madureira venceu o Vasco por 1 a 0 e Botafogo e Nova Iguaçu empataram em 0 a 0. Com isso, o Cruzmaltino atua no confronto da volta por uma vitória simples e a "Laranja da Baixada" se classifica com um novo empate.

Na partida de hoje, o Vasco terá o retorno da maioria dos titulares que foram poupados na derrota no sábado passado (1).

"Estou num momento de adaptação, estou no clube há pouco tempo, e ainda tenho muito para evoluir dentro de campo. As duas semanas que tivemos para trabalhar têm sido importantes para todos nós nos conhecermos melhor. Fazia tempo que não via um ambiente tão leve, bom de trabalho. É uma reconstrução, tem muita coisa para melhorar, mas está tudo otimista com o que estamos fazendo", declarou ao site oficial do Vasco o atacante Morato, que também retorna.

Vasco tem um título a mais que o Flamengo

Com sua primeira edição disputada em 1982, a Taça Rio foi, na maior parte do tempo, considerada o segundo turno do Campeonato Carioca. Em algumas temporadas, porém, ela teve menos importância — como agora — ou mesmo não existiu, casos de 1994 e 1995.

O Vasco soma mais títulos. São dez no total, seguido pelo Flamengo, com nove, o Botafogo, com sete, o Fluminense, com quatro, e o Madureira, com dois. América, Americano, Bangu, Boavista e Volta Redonda possuem um cada.

Flamengo, Fluminense e Vasco possuem o maior número de vices: oito, seguidos pelo Botafogo, com seis.

O Tricolor das Laranjeiras é o atual campeão, mas por estar classificado para as semifinais do Campeonato Carioca, está fora da disputa assim como o Flamengo. Com isso, mesmo que seja eliminado, o Cruzmaltino não poderá ser alcançado pelo Rubro-Negro nesta temporada.

Futebol