Topo

City e Bayern com mão na taça e PSG em risco: como está a disputa na Europa

Barça de Messi está na cola do Atleti e só depende dele para ser campeão espanhol - Aitor Alcalde/Getty Images
Barça de Messi está na cola do Atleti e só depende dele para ser campeão espanhol Imagem: Aitor Alcalde/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

26/04/2021 04h00

Faltando cerca de um mês para o encerramento das principais ligas nacionais da Europa, a briga pelo título está acirrada em alguns países e praticamente sacramentada em outros. No final de maio, a possibilidade é real de vermos hegemonias históricas sendo quebradas, como a da Juventus na Itália e a do PSG na França.

Confira abaixo como está o retrato de momento nos cinco torneios mais importantes do Velho Continente (em Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália):

Atlético perde força e vê chegada de Barça e Real

Parecia que o Atlético de Madri levaria La Liga com folga depois de disparar na ponta. Mas a dupla Real e Barça conseguiu diminuir a distância para os "colchoneros", e agora o campeonato está aberto. A situação de momento é a seguinte: o time do técnico Diego Simeone tem 73 pontos contra 71 do Barça e do Real. Porém, os catalães têm mais seis jogos para fazer, contra cinco dos rivais da capital. Além disso, nunca é tarde para lembrar que no início de maio ainda teremos um Barcelona x Atlético de Madri, confronto direto no Camp Nou. E aí, quem leva?

1. Atlético de Madri - 73 pontos (33 jogos)
2. Real Madrid - 71 pontos (33 jogos)
3. Barcelona - 71 pontos (32 jogos)
4. Sevilla - 70 pontos (33 jogos)

Bayern: inédito eneacampeonato é quase realidade

Lewa - Matthias Balk/Getty Images - Matthias Balk/Getty Images
Imagem: Matthias Balk/Getty Images

O Alemão vai até o dia 29 de maio, mas já poderia ter o título sacramentado no último final de semana. Com sete pontos de vantagem, e mais três rodadas pela frente, o Bayern de Munique está a uma vitória de ser campeão pela nona vez seguida. Bem mais emocionante está a briga pela Champions. Wolfsburg, Frankfurt e Borussia Dortmund disputam duas vagas e estão separados por apenas dois pontos.

1. Bayern de Munique - 71 pontos (31 jogos)
2. RB Leipzig - 64 pontos (31 jogos)
3. Wolfsburg - 57 pontos (31 jogos)
4. Eintracht Frankfurt - 56 pontos (31 jogos)
5. Borussia Dortmundo - 55 pontos (31 pontos)

Inter faz as contas para voltar ao topo na Itália

Já são 11 anos desde a última vez em que a Internazionale foi campeã italiana. Agora, o técnico Antonio Conte (o mesmo que iniciou a hegemonia da Juventus em 2011/12) está muito perto de levar o time de Milão de volta ao topo. No momento, a Inter tem 79 pontos, contra 68 da Atalanta (vice-líder), restando só mais cinco rodadas (15 pontos) para o fim do Campeonato Italiano.

1. Inter de Milão - 79 pontos (33 jogos)
2. Atalanta - 68 pontos (33 jogos)
3. Milan - 66 pontos (32 jogos)
4. Juventus - 66 pontos (33 jogos)

PSG vê domínio ameaçado a 4 jogos do fim

Esqueça aquele PSG que disparava na frente e levava a Ligue 1 com rodadas de antecedência. A equipe da capital levou sete das últimas oito temporadas. Mas nesta temporada o Francesão tem tudo para ser disputado até o último jogo. No final de semana, Neymar, Mbappé e companhia ameaçaram retomar a liderança, mas voltaram para o segundo lugar. No momento, o Lille tem 73 pontos, acompanhado de perto pelo PSG (72) e Mônaco (71). E ainda restam mais quatro rodadas!

1. Lille - 73 pontos (34 jogos)
2. PSG - 72 pontos (34 jogos)
3. Monaco - 71 pontos (34 jogos)
4. Lyon - 67 pontos (34 jogos)

City pentacampeão é só questão de tempo

Gabriel Jesus - REUTERS/Catherine Ivill - REUTERS/Catherine Ivill
Imagem: REUTERS/Catherine Ivill

Faltando mais 15 pontos para serem disputados na Premier League, a distância que separa os rivais Manchester City e United é de 10 pontos. O time de Pep Guardiola que já faturou a Taça da Liga Inglesa ontem, contra o Tottenham, tem chances matemáticas de passar o próximo final de semana comemorando mais um título inglês.

1. Manchester City - 77 pontos (33 jogos)
2. Manchester United - 67 pontos (33 jogos)
3. Leicester City - 59 pontos (32 jogos)
4. Chelsea - 58 pontos (33 jogos)