Topo

Cobiçado, Haaland tem 2º maior desafio e holofotes contra City de Guardiola

Haaland é o artilheiro da Champions e encara possível clube que pode contratá-lo na próxima janela - Lars Baron/Getty Images
Haaland é o artilheiro da Champions e encara possível clube que pode contratá-lo na próxima janela Imagem: Lars Baron/Getty Images

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/04/2021 04h00Atualizada em 06/04/2021 11h40

Erling Braut Haaland tem apenas 20 anos, mas já fez o necessário para ser considerado a 'pepita de ouro' do mercado da bola do futebol europeu na próxima janela de transferências. As contratações só poderão ocorrer a partir do primeiro dia de agosto, mas as conversas (e especulações) já acontecem a todo vapor. O norueguês do Borussia Dortmund dificilmente seguirá na Alemanha, e a Inglaterra é um dos destinos possíveis até o momento.

O jovem centroavante, inclusive, tem pela frente duelo um tanto quanto especial hoje (6), às 16h (horário de Brasília), quando testará seu potencial diante do Manchester City, no primeiro confronto do Dortmund com os 'Citizens' pelas quartas de final da Liga dos Campeões.

O time de Pep Guardiola é um dos candidatos a ficar com esse jovem fenômeno a partir do meio do ano e, portanto, Haaland terá todos os holofotes virados em sua direção.

Apesar da pouca idade, o norueguês já começa a se acostumar com grandes confrontos. Prova disso é que o encontro dessa terça-feira nem pode ser considerado o maior desafio da breve carreira. É que, no ano passado, Haaland encarou o Paris Saint-Germain nas oitavas de final. No primeiro jogo, ele fez os gols da vitória por 2 a 0, na Alemanha. No duelo de volta, na França, o jovem não balançou as redes e viu Neymar e cia. conseguir a virada e ficar com a vaga.

Agente visitou grandes espanhóis

O City, claro, não é o único interessado em contar com os serviços do centroavante. Mesmo na Inglaterra há a concorrência de Chelsea, Manchester United e Liverpool. Na Espanha? Claro que tem Real Madrid e Barcelona de olho. O mesmo cabe para Juventus e Inter de Milão, na Itália. Mas o confronto contra o time de Guardiola criou um clima todo especial.

Na última semana, o agente de Haaland, o italiano Mino Raiola, fez visitas a Barcelona e Real Madrid para ouvir as intenções dos gigantes espanhóis, inaugurando oficialmente a corrida para quem vai ficar com o norueguês.

Contratar Haaland será uma missão bastante complicada pelos valores envolvidos. Mas há um outro problema a ser resolvido em um futuro muito mais próximo: como parar o norueguês enquanto ele ainda vestir a camisa do Borussia? Guardiola admite a dificuldade e explica como pretende ter êxito.

"Ele é fantástico, todo mundo sabe disso. Um cego pode perceber que é fantástico, não é necessário ser um técnico para saber disso", elogiou o treinador catalão, que revelou como tentará parar o adversário. "Os atacantes vão marcar mais gols quando estiverem na nossa área. Quanto mais minutos longe da área, menos chances. Não apenas Haaland, todos os atacantes do mundo querem estar na área o máximo possível. Portanto, a melhor maneira é evitar que eles fiquem lá", finalizou.

Haaland é o é o artilheiro da atual edição da Liga dos Campeões, com dez gols - quatro à frente dos concorrentes mais próximos, como Neymar, Mbappé e Giroud, que seguem na competição. Vale lembrar que Messi e Cristiano Ronaldo foram eliminados nas oitavas de final do torneio, com o Barça e a Juventus, respectivamente.