Topo

OPINIÃO

Era de dominância de Messi e CR7 chegou ao fim? Blogueiros opinam

Messi lamenta chance perdida pelo Barcelona na partida contra o PSG na Liga dos Campeões - REUTERS/Gonzalo Fuentes
Messi lamenta chance perdida pelo Barcelona na partida contra o PSG na Liga dos Campeões Imagem: REUTERS/Gonzalo Fuentes

Do UOL, em Santos (SP)

11/03/2021 11h42

Resumo da notícia

  • Blogueiros do UOL dizem se a era de dominância de Messi e CR7 chegou ao fim
  • Juca cita Armando Nogueira e lembra: "Deus castiga quem o craque fustiga"
  • Marcel Rizzo: "Sim. A surpresa é que talvez não seja Neymar o sucessor"
  • "Sim, está terminando, mas não vejo substitutos naturais", analisa Menon
  • Milton Neves: "Sim! Agora só decadência, mas ainda muito dinheiro"

Com Barcelona e Juventus eliminados na fase de oitavas de final, o mata-mata da Liga dos Campeões desta temporada (2020/21) seguirá sem os dois maiores nomes do futebol mundial nos últimos anos: Messi e Cristiano Ronaldo. Pela primeira vez desde a edição 2004/05, a Champions não terá nenhum dos dois astros nas quartas de final.

Dito isso, é possível afirmar que a era de dominância de Messi e CR7 acabou? Com a palavra, os colunistas do UOL Esporte. Confira as respostas abaixo:

Há o desgaste natural pela idade, mas a queda de rendimento do time de ambos também tem influenciado suas performances. Uma possível mudança ao final da temporada pode dar uma sobrevida maior aos astros. Ainda acho cedo para compará-los com nomes como Mbappé e Haaland. O que Messi e CR7 conquistaram em campo seria épico em épocas separadas. Tê-lo feito coexistindo é quase sobrenatural.
ALICIA KLEIN

A meu ver há um erro de percepção bem brasileiro sobre a dupla: ambos brilharam quando estiveram inseridos em times fortes que potencializavam os talentos. Agora a Juventus vive uma transição difícil com Pirlo e o Barcelona encara um ocaso depois da glória. E Messi e CR7 já passaram dos 30, dependendo ainda mais do trabalho dos companheiros. Considero também prematuro anunciar uma "passagem de bastões" para Mbappé e Haaland. Principalmente o norueguês, que é fenômeno, mas pode fazer uma escolha infeliz de clube na saída do Dortmund e não atingir o topo.
ANDRÉ ROCHA

Vai depender da parceria. Com times organizados, fortes coletivamente, eles ainda serão protagonistas.
ANDREI KAMPFF

A dominância escrachada de Messi (33) e Cristiano Ronaldo (36) em si terminou, porque, naturalmente, por uma questão de idade e principalmente de contexto, já não há mais uma distância descomunal para os outros craques consolidados, como Neymar (29), Lewandowski (32), De Bruyne (29), Mbappé (22) e, quem sabe, Haaland (20). Mas o argentino e o português, mesmo mais velhos e em equipes que não brilham como antes, vão ainda figurar entre os melhores, podendo, inclusive, ser os dois melhores. Uma vez de outro mundo, sempre de outro mundo.
BRUNO ANDRADE

É cedo para afirmar. Como ensinou mestre Armando Nogueira, "Deus castiga quem o craque fustiga".
JUCA KFOURI

Não é que acabou, é que eles não conseguem fazer mais tanta diferença sozinhos. Antes, o time que chegava era o time deles. Agora, eles é que dependem de estar em um time melhor, com mais talentos e mais bem armados. O tamanho da influência deles diminuiu.
JULIO GOMES

Sim, o corpo tem limites. A surpresa é que talvez não seja Neymar, como esperávamos, o sucessor. Mbappé? Haaland?
MARCEL RIZZO

Sim, está terminando, mas não vejo substitutos naturais. Alguém pode brilhar um ano, alguém outro ano...E até Messi e Cristiano podem ter um outro ano arrebatador, se estiverem em bons times.
MENON

Acho que estamos no terceiro ato desse espetaculo do qual os dois sao protagonistas. E acredito que antes de baixarem as cortinas ainda poderemos ter algumas apoteoses. Terceiros atos de bons espetaculos costumam ser memoraveis. E to com o Menon: nao vejo substitutos no horizonte para esse tipo de show. Ate que apareça um outro protagonista como eles, vamos viver o futebol de um outro jeito.
MILLY LACOMBE

Sim! Agora só decadência, mas ainda muito dinheiro com ótimos contratos, possivelmente jogando em países como China e Estados Unidos. Já "bateram no teto", alto, por sinal, mas não há aquela lenha toda para queimar. Por outro lado, Mbappé e o norueguês Haaland podem pegar os "bastões" de ambos. Neymar, se não se machucar tanto e apenas jogar futebol, ainda pode figurar entre os melhores.
MILTON NEVES

Os sinais são fortes de que o domínio de Messi e Cristiano Ronaldo caminha para o fim. Mas, conhecendo a genialidade e a capacidade de superação de ambos, melhor esperar eles se aposentarem para decretar esse final.
PERRONE

É natural que o auge de ambos já tenha ficado para trás. Por mais que sejam tecnicamente excepcionais, Messi e CR7 não têm como driblar a ação do tempo e o desgaste natural dos seus corpos. Isso significa que eles acabaram para o futebol? Claro que não. Os dois continuarão decidindo jogos e tendo momentos de brilho... só que tudo isso acontecerá numa frequência menor que no passado. Nem chega a ser impossível que algum deles volte a ser eleito o melhor jogador do mundo. Mas, a cada ano que passa, essa possibilidade fica um pouco menor.
RAFAEL REIS

Não me parece que já tenha acabado. Mas, pelo natural desgaste da idade, ambos já não são capazes de levar sozinhos um time nas costas. Precisarão de equipes mais qualificadas para continuar brilhando um pouco mais. E acredito que ambos trocarão de clube ao final da temporada, em busca disso.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Para Cristiano Ronaldo, sim. Ele tem 36 anos e dificilmente conseguirá os mesmos feitos que já alcançou. Ele até vem fazendo uma boa temporada, mas está longe de ser considerado um dos melhores do mundo como antes. Messi, com 33 anos, ainda tem tudo para disputar uma ou duas boas temporadas, principalmente se for mesmo para o Manchester City ou PSG.
RODOLFO RODRIGUES