Topo

Palmeiras

Palmeiras "ignora" Dérbi em mídias oficiais após FPF não adiar clássico

Abel Ferreira comanda treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol - Cesar Greco/Palmeiras
Abel Ferreira comanda treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

03/03/2021 11h48Atualizada em 03/03/2021 21h27

As mídias oficiais do Palmeiras deram praticamente nenhum destaque ao jogo de hoje (3), contra o Corinthians, que terminou empatado em 2 a 2, pelo Campeonato Paulista. O clube chegou a pedir o adiamento do confronto por estar disputando as finais da Copa do Brasil, mas não obteve sucesso. Por isso, Abel Ferreira escalou reservas às 19h, na Neo Química Arena.

Sempre à meia-noite do dia do jogo, o Verdão faz uma postagem em seu Twitter anunciando o confronto. Desta vez ela não ocorreu. Mesmo os relatos de treinos no site e no canal do YouTube das atividades de segunda (1) e de ontem (2), a última antes do Dérbi, citavam apenas a decisão com o Grêmio, domingo (7), no Allianz Parque.

Não houve, ainda, menção sobre o Dérbi na primeira página do site oficial, e o tradicional material pré-jogo, com dados sobre o confronto e atletas, não está destacado e fica apenas no índice de notícias. Minutos antes de a bola rolar, o clube ainda postou na TV Palmeiras um vídeo sobre a preparação para a decisão.

Durante o clássico, não aconteceu, também, a publicação da escalações nem dos principais lances no Twitter. Era como se não estivesse acontecendo a partida. O relato do Dérbi no site do Verdão nem foi destacado na home.

O clube não se pronunciou sobre o assunto, mas o UOL Esporte apurou que o departamento de comunicação adotou a estratégia de demonstrar que o foco do clube está na Copa do Brasil e na possibilidade de o Verdão representar o futebol paulista em mais um título nacional.

A diretoria articulou desde o Mundial de Clubes a mudança de data do Dérbi, pois está no meio das finais com o Grêmio. Na visão da cúpula, o clássico não deveria acontecer nesta data, mesmo antes de o Corinthians divulgar que está passando por um surto de covid-19 no elenco. O arquirrival disputou o clássico sem jogadores como Cássio, Fagner, Fábio Santos, Ramiro e Gabriel.

A Federação Paulista de Futebol não concordou e manteve o jogo para a noite de hoje, a contragosto do Verdão, que passou a tratar a partida de forma secundária, inclusive em seus canais. Clube e a FPF chegaram a romper em 2018, depois da final do Paulista daquele ano, mas houve uma reaproximação no ano seguinte. O Palmeiras é o atual campeão estadual.

Aqueles que devem ser titulares contra o Grêmio e não foram inscritos no Paulistão realizaram nesta manhã um treino na Academia de Futebol. Diferentemente do jogo contra o Corinthians, a atividade foi divulgada pelo clube em seu Twitter e Instagram.

Palmeiras