PUBLICIDADE
Topo

Chapecoense

De acidente a reality: o que aconteceu com sobreviventes do voo da Chape

Henzel, Follmann, Ruschel e Neto são quatro dos seis sobreviventes da tragédia da Chape - Marcello Zambrana/AGIF
Henzel, Follmann, Ruschel e Neto são quatro dos seis sobreviventes da tragédia da Chape Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Do UOL, em São Paulo

03/03/2021 09h36

Seis pessoas sobreviveram ao acidente aéreo com o avião da Chapecoense, que caiu na madrugada do dia 29 de novembro de 2016 na Colômbia. Ao todo, 71 pessoas morreram. Mais de quatro anos depois da tragédia da Chape, relembre o que aconteceu com cada um dos sobreviventes.

Erwin Tumiri

O técnico de aviação sofreu um grave acidente, ontem, envolvendo um ônibus na Bolívia e escapou com vida. Segundo o jornal 'Los Tiempos', 21 pessoas morreram e 30 ficaram feridas.

A irmã de Erwin, Lucía, afirmou que ele passou por outro milagre. "Ele está estável, graças a Deus. Mais uma vez ele foi salvo. Eu estava muito preocupada. (...) Me sinto feliz pelo meu irmão. Ele está com ferimentos no joelho e arranhões nas costas, está com um corte que vai ser suturado", disse ao jornal boliviano.

Ximena Suárez - Reprodução - Reprodução
Ximena Suárez e Erwin Tumiri
Imagem: Reprodução

Ximena Suárez

A comissária de bordo voltou a trabalhar em voos, desta vez da companhia AmasZonas, mas ficou menos de dois meses e saiu por descontentamento com a empresa, segundo a ESPN Brasil.

Ximena também lançou um livro contando sua experiência na tragédia da Chape.

Rafael Henzel

Rafael Henzel 2 - Iwi Onodera/UOL - Iwi Onodera/UOL
Imagem: Iwi Onodera/UOL

Após a queda do avião, o jornalista continuou como locutor da Rádio Oeste Capital FM. Em junho de 2017, publicou o livro "Viva Como se Estivesse de Partida".

Rafael morreu no dia 26 de março de 2019, aos 45 anos, devido a uma parada cardiorrespiratória, enquanto disputava uma partida de futebol.

Jackson Follmann

Jackson Follmann - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Imagem: Reprodução/Globo

O goleiro teve parte da perna direita amputada por conta do acidente de 2016 e encerrou a carreira no futebol.

Depois disso, ele virou influenciador digital, palestrante e cantor. Inclusive, Follmann venceu o reality show Popstar, da Rede Globo.

Neto

Neto - Chapecoense/Divulgação - Chapecoense/Divulgação
Imagem: Chapecoense/Divulgação

O zagueiro chegou a voltar a treinar, mas não realizou nenhum jogo oficial e se aposentou em dezembro de 2019, aos 34 anos, por conta das dores que sentia ao jogar futebol.

Após a aposentadoria, Neto assumiu o cargo de superintendente de futebol da Chapecoense.

Alan Ruschel

Alan Ruschel 2 - Márcio Cunha I ACF - Márcio Cunha I ACF
Imagem: Márcio Cunha I ACF

O lateral esquerdo foi o único dos jogadores sobreviventes a voltar a jogar em alto nível. Ele seguiu na Chapecoense e encerrou sua passagem pelo clube com o título da Série B 2020.

Alan Ruschel foi anunciado como reforço do Cruzeiro para a nova temporada. O lateral assinou contrato com o clube mineiro até o final de 2022.

Chapecoense