PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Richarlison retoma boa fase e é elogiado por Ancelotti: "ele está de volta"

Richarlison comemora gol do Everton contra o Liverpool - PHIL NOBLE / POOL / AFP
Richarlison comemora gol do Everton contra o Liverpool Imagem: PHIL NOBLE / POOL / AFP

Do UOL, em São Paulo

20/02/2021 19h32

"Ele está de volta". Foi desta maneira que o técnico do Everton, Carlo Ancelotti, resumiu a atuação do atacante Richarlison, autor do primeiro gol de sua equipe na vitória por 2 a 0, hoje (20), no dérbi contra o Liverpool no estádio de Anfield.

E o elogio do comandante não traduz apenas o desempenho do brasileiro no clássico, mas também o bom momento vivido por Richarlison. O atacante marcou quatro gols nas últimas quatro partidas. E três deles foram contra adversários de primeira linha do futebol inglês: Tottenham, Liverpool e Manchester City.

A boa fase começou no dia 10 de fevereiro, quando o Everton venceu o Tottenham por 5 a 4 nas oitavas de final da Copa da Inglaterra. Richarlison marcou dois gols no tempo normal, antes que Bernard, outro brasileiro do clube, definisse a classificação do time de Liverpool.

Depois isso, ele passou em branco diante do Fulham, pelo Campeonato Inglês, e marcou o único gol do Everton na derrota para o Manchester City pela mesma competição. E por fim, abriu o placar para que o Everton voltasse a vencer o Liverpool, em Anfield, depois de 21 anos.

O gol de Richarlison diante do Liverpool foi marcado logo no começo da partida. Ele se infiltrou pelo meio da zaga adversária, recebeu passe perfeito de James Rodríguez e chutou de primeira no canto direito de Alisson.

E isso deixou Ancelotti realizado. "Foi uma linda combinação entre Richarlison e James Rodríguez, e esse primeiro gol nos ajudou a ter mais confiança na partida. Richarlison está de volta porque está marcando e jogando com muita consistência."

Antes dessa sequência, a situação não estava tão boa para um atacante do potencial de Richarlison, que é um dos preferidos do técnico Tite para a seleção brasileira. Nesta temporada, ele marcou apenas dez vezes, sendo cinco gols nos últimos 30 dias.

Richarlison teve, inclusive, de conviver com dois jejuns de gols na temporada atuando pelo Everton. Ele marcou quatro em setembro em jogos da Copa da Liga Inglesa e do Campeonato Inglês. Depois, precisou esperar três meses para voltar a balançar as redes.

Isso aconteceu na vitória sobre o Leicester por 2 a 0, no dia 16 de dezembro, pela Premier League. Então, precisou esperar mais 39 dias para marcar no triunfo sobre o Sheffield Wednesday por 3 a 0 pela Copa da Inglaterra. E, então, emendou com o bom momento atual.

Com a vitória sobre o Liverpool, o Everton chegou ao sétimo lugar, com 40 pontos, o mesmo número de seu arquirrival, porém com uma partida a menos. Ambos os times estão fora da zona de classificação para os torneios continentais.

O Everton também está garantido entre os oito melhores times da Copa da Inglaterra. O próximo adversário será o Manchester City no dia 20 de março.

Futebol