Topo

Vizolli analisa mudança no São Paulo: "precisava ser mais guerreiro"

Do UOL, em São Paulo

11/02/2021 01h19

Em seu primeiro jogo no comando interino do São Paulo, Marcos Vizolli diz que não tentou interferir no padrão tático que o time vinha apresentando no Campeonato Brasileirom —ele era auxiliar de Fernando Diniz antes de o técnico ser demitido. Mas ressaltou que a ideia era levar a campo, no empate com o Ceará por 1 a 1, nesta quarta (10), no Morumbi, uma formação mais guerreira.

"A gente precisava mudar o comportamento de alguns atletas ou da maioria. Não quero dizer que nunca tiveram, pois sempre tiveram gana, vontade e vi jogadores que queriam mudar a sequência de derrotas. Mas nós precisávamos ser mais guerreiros porque a parte técnica nós temos", afirmou o treinador, que ocupou o lugar deixado após demissão de Fernando Diniz.

Para Vizolli, essa mudança de comportamento era fundamental para encarar um adversário que tem uma característica marcante, com jogadores de bom porte físico e forte na defesa.

"O Ceará é um time fisicamente muito forte, foi preparado para guerrear. E quando você compete contra esses times mais fortes, tem muita dificuldade, você se desgasta muito mais", comentou Vizolli, ao aprovar o desempenho do São Paulo no primeiro tempo.

"A criação vai existir, mas é preciso um finalizador. Hoje, o finalizador não foi bem, mas temos de dar todo o mérito para o Richard, que fez três grandes defesas. No primeiro tempo, a criação existiu, e o goleiro do Ceará foi o melhor jogador. Na segunda parte, não acho que a gente perdeu intensidade. Porque, se perde intensidade contra o Ceará, acaba sendo punido."

Veja outras declarações do técnico Marcos Vizolli:

Mudança de ânimo

"O que a gente tentou fazer foi uma mudança que precisava ter depois de sete resultados negativos, precisávamos ter um retorno diferente. o trabalho nesse início foi de muita conversa e tentar mudar o conceito de algumas coisas em relação à conduta dos atletas. o grupo me acolheu muito bem, não é uma situação muito fácil onde se trabalha há um ano e quatro meses com uma comissão."

Adeus a Diniz

"É uma semana difícil para nós, muita tristeza, não somente pela parte de campo. São pessoas que saíram do clube, eram muito amigas, tanto da comissão como dos jogadores. Foi construído um ano e quatro meses de amizade, carinho, respeito. E quando perde alguém, e não somente o Fernando, mas também a comissão, o que tem que fazer? É não desistir. Passou. vamos buscar uma nova parte, o livro Fernando foi encerrado. Começamos uma nova etapa que precisa ter alegria, carinho. Estamos falando de um clube pesado, que tem conquistas extraordinárias, homens que trabalharam para que esse clube fosse o que é. As vitórias vão chegar, pode ser contra o Grêmio, mas ela vai chegar. Com trabalho, respeito, carinho, vamos mudar uma sequência negativa

Título ou Libertadores

"Eu creio muito mais como técnico dentro do esporte que se pode reverter essa situação, mesmo que o torcedor esteja descrente do que pode conquistar. Temos 12 pontos para buscar, e eles podem nos dar o título dependendo de outros resultados. Nós não estamos preocupados em classificar para a Libertadores, estamos em momento de buscar o título. Para qualquer pessoa, é impossível. Mas para quem trabalha no esporte, temos que passar por obstáculos. E os obstáculos são esses jogos aí, difíceis mas importantes."

Falha de Tiago Volpi

"Quando chegamos no vestiário, proibi qualquer conversa. Nessa hora, o melhor é o silêncio. Amanhã temos tempo hábil para conversar. O Volpi já fez muitos milagres pelo São Paulo, pegou pênaltis, fez grandes defesas. Temos um treinador de goleiro que é muito experiente. Ele ficou muito triste e não vai fazer mais isso. Mas não dá para jogar a culpa em um atleta que é um exemplo dentro do clube."

Futuro treinador

"É importante entender como esse técnico vai chegar, se vai precisar de informações. Estou há muito tempo na comissão técnica e tenho todo o relatório possível para passar individualmente sobre cada jogador. Quem chegar vai ser bem recebido, se precisar, de relacionamento sobre parte tática, técnica e física. O São Paulo tem um estafe muito bom, e estamos preparados para ajudar quem tiver de chegar."

Desfalque na lateral e no meio contra o Grêmio

"Em relação ao Daniel Alves na lateral, ainda vamos trabalhar. Tem jogadores especialistas da posição, como o Igor Vinícius. O Daniel vem fazendo trabalho interessante no meio. Temos dois dias para observar e ver o melhor time para entrar contra o Grêmio. O Sara treinou bem ontem (terça) e hoje (quarta) de manhã apareceu com um incômodo. Amanhã (quinta) vamos saber a possibilidade de ir pro jogo ou não."