Topo

Palmeiras

Palmeiras vai intensificar busca por reforços para Abel na volta do Mundial

O vice Paulo Buosi, o presidente Maurício Galiotte e o diretor Anderson Barros em treino do Palmeiras, no Qatar - Cesar Greco
O vice Paulo Buosi, o presidente Maurício Galiotte e o diretor Anderson Barros em treino do Palmeiras, no Qatar Imagem: Cesar Greco

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

09/02/2021 04h00

O Palmeiras jogará na quinta-feira (11) a decisão do terceiro lugar do Mundial de Clubes contra o Al-Ahly, do Egito, mas o jogo tem uma importância menor para o clube, que disputará no fim do mês a final da Copa do Brasil e vai intensificar as discussões sobre a temporada que vem. Entre os assuntos estão reforços para Abel Ferreira.

O técnico pediu quatro contratações quando chegou ao Palmeiras e depois ainda perdeu Felipe Melo e Wesley por lesões, além de Ramires, que rescindiu o contrato. O português recebeu os zagueiros Kuscevic, que já negociava quando Vanderlei Luxemburgo era o técnico, Alan Empereur (esta foi sua indicação), além de Breno Lopes, uma reposição depois da cirurgia de Wesley.

O clube tentou antes do fechamento da janela de transferências trazer mais um meio-campista. O paraguaio Mathías Villasanti, do Cerro Porteño (PAR), era o principal desejo, mas não houve um acerto. Com a volta de Felipe Melo, o técnico tem o camisa 30 e Danilo para jogar à frente da zaga.

Ainda que mantenha o departamento de análise de mercado ativo e acompanhando potenciais alvos, o Palmeiras focou suas atenções na decisão da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes. O presidente Maurício Galiotte, os vices Paulo Buosi e Alexandre Zanotta, além do diretor de futebol Anderson Barros são os líderes do departamento e viajaram com a delegação primeiro ao Rio de Janeiro (RJ) e depois para Doha, no Qatar.

Sem pré-temporada, por conta das alterações do calendário de 2020, o Verdão terá de moldar o elenco de acordo com as preferências de Abel Ferreira, enquanto continua jogando. O time estrearia no último fim de semana de fevereiro no Paulistão 2021, mas o jogo terá de ser adiado, pois a primeira partida da final da Copa do Brasil, contra o Grêmio, passou para esta data — a ida será em 28/2 e a volta em 7/3.

A ideia do Palmeiras é manter a filosofia adotada nesta temporada: contratações pontuais, sem prejudicar as finanças do clube nem tirar espaço das categorias de base. Estes foram os motivos que fizeram o clube não formalizar uma proposta pelo atacante Hulk, que acabou acertando com o Atlético-MG.

A diretoria sabe que também receberá procuras do exterior pelos garotos, que lideraram a equipe nos títulos do Paulista e da Libertadores. Patrick de Paula é monitorado pelo Benfica (POR) e pelo Manchester City (ING), enquanto Gabriel Veron despertou em 2020 a atenção de times da Inglaterra e Espanha, mas acabou atrapalhado por lesões.

A ideia do clube é não negociá-los agora, embora deixe aberta a possibilidade caso apareça uma oferta muito vantajosa. Quanto a renovações, os seguintes jogadores têm contrato apenas até dezembro: Jailson, Vinicius Silvestre, Felipe Melo, Luan Silva e Willian. Alan Empereur está emprestado até junho.

Palmeiras