Topo

Danilo Lavieri

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Derrota no Mundial deixa claro onde Palmeiras precisa se reforçar

Técnico Abel Ferreira após a eliminação do Palmeiras para o Tigres (MEX), no Mundial de Clubes - David Ramos - FIFA/FIFA via Getty Images
Técnico Abel Ferreira após a eliminação do Palmeiras para o Tigres (MEX), no Mundial de Clubes Imagem: David Ramos - FIFA/FIFA via Getty Images

Colunista do UOL

08/02/2021 12h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Palmeiras faz uma de suas temporadas mais vitoriosas da história. Campeão da Libertadores e do Paulista e na final da Copa do Brasil e da Recopa Sul-Americana, o Alviverde já tem 2020 na sua galeria de anos inesquecíveis, mas ainda sabe que precisa evoluir para se manter como protagonista.

A equipe de Abel Ferreira precisa de um meia-armador com mais qualidade para dar melhores condições a seus atacantes. Não é possível viver de lampejos de Raphael Veiga ou Gustavo Scarpa e já está provado que não se pode confiar em Lucas Lima. Entre os garotos da base, há opções para o meio-campo, mas nenhum deles pode ser considerado um camisa 10.

O time fez boas apresentações na temporada, como os 4 a 0 em cima do Corinthians ou a vitória em cima do River Plate que poderia ser com um placar até maior. Nessa ocasião, a marca da equipe foi a marcação forte, com transição rápida e algumas ligações diretas para seus atacantes. Quando há esse encaixe, o papel de camisa 10 não é tão importante como em um jogo que trava no meio-campo. Quando não há o encaixe, um dos resultados é a saída em excesso de Luiz Adriano da área para buscar a bola.

Para uma maratona que vai se repetir na próxima temporada, o time também precisa ter mais opções para setores em que tem bons titulares, como na lateral esquerda. Matias Viña se mostrou uma contratação acertada, mas não é possível que ele jogue todas as partidas em alto nível. A oscilação é questão de tempo.

Nos dois extremos, o Palmeiras também deveria se reforçar. Primeiro com um substituto de Luiz Adriano, que tenha características de um verdadeiro 9. O atacante faz o papel de pivô como poucos no país, mas enfrenta dificuldades de se manter 100% fisicamente e não tem substituto imediato quando precisa ser poupado.

Entre os zagueiros, Luan já mostrou que tem qualidade até para sair jogando, mas seria importante que o Alviverde encontrasse um zagueiro que formasse uma dupla mais forte com Gustavo Gómez.

Apesar das necessidades de reforço, é importante destacar que o trabalho de Abel Ferreira levou o Palmeiras a um patamar inimaginável antes de sua chegada. Com a comissão anterior, a perspectiva era de suar para conseguir uma vaga na Libertadores de 2021. Com ele, houve evolução de quase todo o elenco e a consolidação de jovens que viraram joias nas suas mãos.

Claro que ainda há espaço para evolução, mas é importante lembrar do contexto na hora de cobrar um crescimento tão rápido, em um calendário sem tempo para treinar ou até mesmo para descansar. Só de conseguir fazer o que já fez até hoje, Abel já merece ter seu nome na história do clube.