Topo

Corinthians esquece conceitos e prioriza estratégia por Libertadores

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/02/2021 04h00

A vitória do Corinthians contra o Ceará por 2 a 1, de virada, ontem (3), na Neo Química Arena, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, mostrou que o Timão mudou a postura e, inclusive, estratégia de jogo, em busca da classificação na próxima edição da Copa Libertadores da América.

O time de Vagner Mancini ignora conceitos ou legados na reta final do Brasileiro para buscar, pragmaticamente, a vaga na competição continental. Após o jogo, Fábio Santos, um dos líderes do elenco, deixou explícito que o Corinthians prioriza agora "futebol de resultados" no lugar de um esquema ofensivo e que envolva o adversário.

Vínhamos de duas atuações muito abaixo, perdemos aquilo que vínhamos fazendo, competindo, querendo propor mais jogo e hoje demos um passinho para trás novamente, sabendo que mesmo melhor do que jogar bem era ganhar o jogo, estamos em uma fase decisiva do campeonato

Após duas derrotas seguidas para Red Bull Bragantino e Bahia, o Corinthians mostrou um futebol mais equilibrado. O time se expôs menos defensivamente e se mostrou mais compactado.

No entanto, vale destacar que o time não deixou de ser vertical e, inclusive, foi mais veloz em campo comparado aos últimos jogos - muito pela entrada de Léo Natel no lugar de Jô, que ficou como opção no banco de reservas e só entrou na metade do segundo tempo.

"No último jogo, a gente teve a maioria das ações e acabou tomando gols e sendo derrotado. Era importante que a equipe voltasse a jogar bem e vencer. Não vencer por vencer, mas merecer vencer. O Corinthians teve hoje um jogo diversificado, de bolas de ambos os lados, teve essa intensidade, que estava faltando. Por esse lado, é interessante quando você faz alterações e dá certo, pois isso devolve a confiança", disse Mancini.

O Corinthians enfrenta uma sequência dura de jogos em busca da classificação na Libertadores: Athletico-PR (casa), Flamengo (fora), Santos (fora), Vasco (casa) e Internacional (fora).

Vale ressaltar que o futebol de resultados pode ganhar uma qualidade extra a partir do jogo contra o Flamengo, quando a comissão técnica acredita que o meia Cazares, líder em assistências do Timão no Brasileiro, deve voltar de lesão muscular.

Com a vitória, o Corinthians subiu para a oitava colocação, com 48 pontos. Vale ressaltar que, com o título do Palmeiras na Libertadores de 2020, o Brasileirão já conta com o G-7 e pode chegar ao G-8, em caso de título do Grêmio diante do Palmeiras na Copa do Brasil. O Timão volta a campo na próxima quarta-feira (10), quando encara o Athletico-PR, às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena.