Topo

Quem é Breno Lopes, o herói do título do Palmeiras na Libertadores

                                 Breno Lopes marcou o gol do título do Palmeiras                              -                                 Silvia Izquierdo / AFP
Breno Lopes marcou o gol do título do Palmeiras Imagem: Silvia Izquierdo / AFP

Gabriela Chabatura

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/01/2021 19h48

O Palmeiras tem histórico de heróis improváveis em suas decisões. Foi assim no título do Campeonato Paulista, no ano passado, quando Patrick de Paula marcou o pênalti decisivo. E na Copa do Brasil de 2012, com Betinho marcando no jogo de volta da decisão contra o Coritiba. Hoje (30), não foi diferente na final da Copa Libertadores. De desconhecido, Breno Lopes, de apenas 25 anos, foi à glória ao marcar o gol que concedeu o título de campeão ao Verdão depois de 22 anos.

Diferentemente dos companheiros, Breno Lopes não tem um nome badalado no futebol brasileiro. Contratado em novembro do ano passado, por ter se destacado na Série B do Campeonato Brasileiro, o atacante chegou bem no estilo mineirinho — afinal, ele é natural de Belo Horizonte —, comendo quieto pelas beiradas. Não decepcionou no momento em que o técnico Abel Ferreira confiou nele a responsabilidade de decidir um jogo - que até então não provocava muitas emoções.

Veja o gol do título do Palmeiras, marcado por Breno Lopes

Lopes não tinha nenhum gol na Copa Libertadores — só tinha feito quatro jogos na competição. Mas não haveria momento mais oportuno para mostrar serviço do que hoje. Chamado pelo técnico português aos 39 minutos da segunda etapa, para o lugar de Gabriel Menino, ele precisou de apenas 14 minutos para mostrar a que veio. Numa bola viajada dentro da área por um cruzamento perfeito de Rony, Breno Lopes usou a cabeça para mandar a bola no fundo da rede santista. O gol, a euforia e a exaltação de quem não era cotado a decidir.

"É um dia inesquecível, fazer um gol no título da Libertadores. O torcedor merece esse título. Hoje, nós entramos para a história. Eu estou muito feliz, não consigo nem falar sobre essa emoção. Cheguei quando todos desconfiavam e estou provando que tenho condições de jogar aqui".

"Vim para o Palmeiras, estava disputando uma Série B. Chegar aqui, com grandes jogadores, e hoje ser o herói do jogo... Deus me abençoou. É só desfrutar desse momento", falou o palmeirense após garantir a taça continental.

Depois da lesão de Wesley, o Palmeiras surpreendeu ao anunciar Breno Lopes, até então com um currículo modesto, como uma nova opção ao técnico Abel Ferreira. No negócio, o Verdão desembolsou R$ 7,5 milhões por 50% dos direitos econômicos do atleta e um vínculo de quatro temporadas. Revelado pelo Joinville, o atacante passou por outros times catarinenses, Juventus e Palhoça, e teve uma rápida passagem pelo Athletico-PR, clube no qual fora dispensado. No segundo semestre do ano passado, se destacou ao disputar a Série B com o Juventude, onde anotou nove gols em 19 partidas.

O valor de Breno Lopes foi colocado à prova. E ele respondeu à altura.