Topo

Corinthians reintegra dez jogadores após falso positivo em testes de covid

Walter em ação pelo Corinthians; goleiro foi diagnosticado com coronavírus, mas novos exames trouxeram resultado negativo - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Walter em ação pelo Corinthians; goleiro foi diagnosticado com coronavírus, mas novos exames trouxeram resultado negativo Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Do UOL, em São Paulo

28/01/2021 15h31Atualizada em 28/01/2021 16h23

O Corinthians informou, por meio de comunicado divulgado na tarde de hoje, que está reintegrando os dez jogadores que foram diagnosticados com covid-19 ontem.

O motivo é a alegação de que os exames deram "falso positivo", ou seja, os atletas não estão infectados com coronavírus. Os novos resultados foram recebidos hoje pelo clube.

Os jogadores afastados eram Danilo Avelar, Luan, Everaldo, Mantuan, Léo Santos, Guilherme Castellani, Walter, Ruan Oliveira, Ramiro e Matheus Davó - o único titular frequente de Vagner Mancini é o volante Ramiro.

A diretoria chegou a estudar a possibilidade de contar com alguns deles para a partida de hoje, contra o Bahia, às 19h, pelo Campeonato Brasileiro, mas "entendeu que os desafios logísticos poderiam expor os jogadores a novos riscos, caso viajassem em voos comerciais" - a partida acontece em Salvador.

Além deles, o Corinthians tem outros desfalques como Otero e Léo Natel (suspensos), além de Cazares, Jemerson e Lucas Piton (lesionados).

O grupo, no entanto, está liberado para voltar a treinar a partir de amanhã no CT Joaquim Grava. A equipe encara o Ceará na próxima quarta-feira (3), às 21h30 (horário de Brasília), também pelo torneio nacional.

Para o duelo de hoje, o Corinthians deve ser escalado com: Cássio, Fagner, Gil, Bruno Méndez e Fábio Santos; Gabriel, Cantillo, Gustavo Mosquito, Gabriel Pereira (Araos) e Mateus Vital; Jô. Técnico: Vagner Mancini

Leia a nota do Corinthians:

O Corinthians informa que vai reintegrar nesta sexta-feira os atletas Danilo Avelar, Luan, Everaldo, Mantuan, Léo Santos, Guilherme Castellani, Walter, Ruan Oliveira, Ramiro e Matheus Davó. A decisão se dá em razão dos resultados de novos exames recebidos nesta quinta (28), todos negativos para Covid-19.

Atendendo aos protocolos prescritos pela organização do Campeonato Brasileiro, o Corinthians submeteu seus atletas a uma sessão de testes RT-PCR no último dia 26, executada no próprio CT Dr. Joaquim Grava pelo laboratório Alta Diagnósticos. A empresa presta serviços confiáveis ao clube há cinco anos, sobretudo no período da pandemia.

Dado o zelo com que o tema da Covid-19 tem sido tratado nos procedimentos internos do CT, o Corinthians recebeu com estranheza os resultados positivos em dez exames, o que indicaria até reinfecção em alguns casos.

Foram tomadas as providências de isolar os atletas do resto do elenco e divulgar à imprensa os diagnósticos ontem, dia 27. Em paralelo, porém, o Departamento Médico contactou o laboratório a fim de realizar novos testes na própria quarta-feira. Com os resultados apresentados hoje, todos os dez atletas se mostraram negativos para Covid-19 e, desta forma, prontos para atuar.

Em nota oficial ao clube, a Alta Diagnósticos afirma que "a avaliação das amostras do dia anterior (26) demonstrou tratar-se de resultados falso positivos, que podem ser relacionados a variação de carga viral nas amostras ou inerentes ao processo de exames de biologia molecular".