Topo

Daltônicos criticam uniformes de Liverpool e United: 'Não levam a sério'

Robertson e Rashford disputam bola durante clássico entre Liverpool e Manchester United - REUTERS/Phil Noble
Robertson e Rashford disputam bola durante clássico entre Liverpool e Manchester United Imagem: REUTERS/Phil Noble

Do UOL, em São Paulo

19/01/2021 18h31

As cores das camisas de Liverpool e Manchester United usaram no empate por 0 a 0 em Anfield deixaram parte das torcidas irritadas no último fim de semana. Enquanto os donos da casa utilizaram seu tradicional kit vermelho, os Red Devils vestiram o uniforme chamado de 'verde terra', que se assemelha ao preto, causando dificuldade para torcedores daltônicos.

O daltonismo é uma deficiência na visão que dificulta a percepção de algumas cores. Cada grau - e cor - possui uma classificação diferente. Protanopia para quem não consegue visualizar o vermelho, Deuteranopia para quem não capta o verde, e Tritanopia, o azul.

'Pelo que entendi, o Manchester United foi informado de que haveria um conflito de uniformes, e eles decidiram que a melhor maneira de lidar com isso seria apenas trocando as meias, o que obviamente não foi uma solução suficiente", disse a CEO da Color Blind Awareness à 'Sky Sports', Kathryn Albany-Ward.

"Acho que isso se deve, em partes, à falta de consciência do que essa condição significa nos clubes de alto nível, eles não entendem o que é o daltonismo", defendeu.

"O que acho mais bizarro é que o número de pessoas afetadas significa que os jogadores também são afetados", diz Kathryn. "Em suas equipes, eles também terão jogadores daltônicos que precisam ser capazes de distinguir as equipes de forma muito clara, e isso é algo que não está sendo investigado. (...) Se eles acertarem para os jogadores, acertam para os torcedores".

Segundo a entidade, que trabalha para aumentar a conscientização sobre o tema, o daltonismo é discutido com algumas das grandes federações da Europa, e mesmo assim, o problema persiste. "Existe a orientação da UEFA, mas as pessoas simplesmente não levam a sério", acrescentou.

Segundo o 'Sky Sports', os clubes devem submeter seus uniformes à Premier League 10 dias antes de cada partida. A liga utiliza um software para garantir que as cores sejam identificáveis. No entanto, a orientação não vem sendo seguida à risca.