Topo

São Paulo

Julio Casares vence Roberto Natel e é eleito o novo presidente do São Paulo

Julio Casares foi eleito o novo presidente do São Paulo - Divulgação
Julio Casares foi eleito o novo presidente do São Paulo Imagem: Divulgação

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

12/12/2020 19h18

Julio Casares foi eleito novo presidente do São Paulo na noite de hoje (12). O candidato venceu Roberto Natel na disputa e assumirá o cargo em 1º de janeiro de 2021, com mandato até dezembro de 2023. Ele substituirá Carlos Augusto Barros e Silva, o Leco, no cargo. O seu vice será Harry Massis Junior.

Casares recebeu 155 votos dos 251 membros do Conselho Deliberativo. Dentre eles, o voto do mandatário Leco. Roberto Natel teve 78 votos na corrida pela cadeira. Houve 17 abstenções e um voto branco no processo eleitoral são-paulino.

O pleito no Morumbi se iniciou às 10h30 (de Brasília) e se encerrou às 16h (de Brasília). A primeira apuração foi para a presidência do Conselho Deliberativo. Olten Ayres Abreu Junior venceu a disputa com Marcelo Marcucci Portugal Gouvêa e assumiu o cargo por 153 a 80. Ainda houve um voto branco.

Olten Ayres de Abreu Júnior é o novo presidente do Conselho Deliberativo do São Paulo - Divulgação - Divulgação
Olten Ayres de Abreu Júnior é o novo presidente do Conselho Deliberativo do São Paulo
Imagem: Divulgação

Como tomou posse imediatamente após a eleição, Olten Ayres se manifestou e foi responsável por dar seguimento à apuração das urnas. Ele proclamou os três eleitos ao Conselho de Administração — Adilson Alves Martins (163 votos), Vinícius Medeiros (151 votos) e José Alberto Rodrigues (147 votos) — e também teve a responsabilidade de anunciar o vencedor da disputa à presidência executiva.

Judicialização do pleito

Antes da eleição ocorrida hoje, houve a Assembleia Geral de Sócios em 28 de novembro passado. Na ocasião, foram eleitos 100 novos membros para o Conselho Deliberativo, sendo 74 ligados a Casares e 26 do grupo de Natel.

Após a divulgação do resultado, Roberto Natel entrou solicitou a recontagem de votos à diretoria do São Paulo, mas recebeu resposta negativa. Um grupo ligado ao então candidato, com quatro sócios (Alberto Carlos Ferreira, Carlos Norberto Canata, Clóvis Gomes Botelho e Eduardo Minc) acionou a justiça a fim de solicitar a recontagem dos votos.

Na tarde de ontem (11), o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) se posicionou sobre a ação e determinou a preservação de equipamentos, documentos, cédulas e dados referentes à Assembleia Geral de Sócios para que seja feita uma perícia que avaliará possível erro na apuração de votos. Os demais pedidos dos associados no processo foram indeferidos pela juíza Monica Lima Pereira.

Ainda hoje, um grupo ligado a Roberto Natel tentou a anulação do pleito por meio da justiça. Entretanto, teve o pedido indeferido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP).

São Paulo