Topo

Grêmio sai aliviado após sentir falta de Jean Pyerre e estratégia do Santos

Diego Vara - Pool/Getty Images
Imagem: Diego Vara - Pool/Getty Images

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

10/12/2020 04h00

O Grêmio saiu com boa dose de alívio do primeiro jogo contra o Santos, pelas quartas de final da Copa Libertadores. O time de Renato Gaúcho sentiu a ausência de Jean Pyerre, preservado por dores musculares, e também a estratégia armada por Cuca. Sem espaço e tempo para criar, o Tricolor manteve a série invicta na temporada com ares de sobrevivência.

Sim, o Grêmio sobreviveu a atuação mais fraca dentro da sequência de 17 jogos sem perder. Em 13 vitórias e quatro empates, nenhum dos resultados iguais o futebol foi assim.

Aos olhos do Grêmio, tem um quê de alívio não ter perdido uma partida onde o adversário abriu o placar — com o saldo qualificado, quase levar outro com chances criadas pelo Santos e no fim buscar o empate. Nos acréscimos. E o contexto explica.

Jean Pyerre fez exame de imagem logo depois da partida contra o Guaraní-PAR e não teve lesão detectada. Ficou no banco diante do Vasco, domingo, pelo Brasileirão, e só foi descartado do jogo horas antes de a bola rolar para o duelo com o Santos. Sequer no banco esteve.

O argumento gremista foi eliminar o risco de as dores musculares viraram lesão, o que significaria praticamente fim da temporada para Jean Pyerre. Mas sem o meia-atacante o time foi menos criativo. Menos agudo. E claro, presa mais fácil ao Santos.

"Pergunta infeliz. O Jean Pyerre é um grande talento, mas e os outros jogos que o Jean não jogou? Pinares foi o melhor em campo na outra partida. Lógico que o Jean Pyerre faz falta, mas não foi por isso que o Grêmio não fez aquela partida", respondeu Renato Gaúcho, ao falar da ausência do camisa 21 do Grêmio na Libertadores.

Sim, não foi só pela ausência de Jean Pyerre. Cuca usou Diego Pituca, Jobson e Sandry para pressionar (e muito) o trio Matheus Henrique, Maicon e Pinares. Sem espaço, o setor gremista penou. Os laterais ficaram em dilema diante de Marinho e Lucas Braga. Luiz Fernando e Pepê foram quase nulos durante boa parte do jogo. E Diego Souza nem de longe lembrou o artilheiro capaz de fazer pivô ou jogo aéreo.

Agora, o Grêmio tem tempo para recuperar Jean Pyerre de vez. A presença dele na Vila Belmiro é dada como quase certa. E além do reforço, o time gaúcho pode montar plano com mais alternativas para superar estratégia do Santos.