PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Portugal investiga venda de Mattheus Oliveira, filho de Bebeto, ao Sporting

Mattheus, que ainda pertence ao Sporting, chegou ao Coritiba por empréstimo em 2020 - Divulgação/Coritiba
Mattheus, que ainda pertence ao Sporting, chegou ao Coritiba por empréstimo em 2020 Imagem: Divulgação/Coritiba

Do UOL, em São Paulo

29/11/2020 08h58

O Ministério Público de Portugal abriu uma investigação para apurar a venda do jogador Mattheus Oliveira, 26, do Estoril, da segunda divisão do país, para o Sporting, em 2017. O atleta, filho do ex-jogador Bebeto, atualmente está emprestado ao Coritiba, disputando o Campeonato Brasileiro.

Segundo o site português 'Jornal de Notícias, o Sporting teria comprado o jogador por um preço muito acima do seu real valor de mercado em troca do favorecimento em uma partida contra o Estoril em 25 de fevereiro de 2017. A Procuradoria-Geral da República (PGR) portuguesa teria confirmado a investigação.

Na data, o time então treinado por Jorge Jesus venceu por 2 a 0 com um gol de Bryan Ruiz aos 22 minutos, e um pênalti convertido por Bas Dost.

A transferência foi intermediada por João Gonçalves, da empresa BMG Sport, investigado em um caso de corrupção envolvendo árbitros e jogadores de futebol que acabou arquivado, conhecido no país como 'Cashball'.

Ainda de acordo com o 'Jornal de Notícias', o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) de Portugal, que investiga crimes relacionados com o futebol, solicitou acesso aos registros telefônicos de João Gonçalves, além de extratos bancários do empresário e da empresa BMG Sport, para apurar possíveis condutas ilícitas.

Revelado no Flamengo, mesmo clube onde Bebeto foi ídolo, Mattheus se transferiu para o Estoril em 2015. Em 2017, foi vendido para o Sporting, onde não conseguiu se firmar. Foi emprestado ao Vitória de Guimarães e em 2020, veio ao Coritiba, também por empréstimo, com contrato até junho de 2021.

Futebol