Topo

Palmeiras

Veiga faz tudo, bate recordes e vira 'o cara' em arrancada do Palmeiras

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

19/11/2020 04h00

Raphael Veiga tornou-se o jogador mais decisivo do Palmeiras na arrancada durante momento ruim na temporada. Invicto há nove jogos, o time avançou à semifinal da Copa do Brasil, ontem (18), com o empate por 2 a 2 com o Ceará. O meia fez tudo: sofreu o pênalti, converteu e marcou pela segunda vez na Arena Castelão, em um golaço de letra.

Os números comprovam a ótima fase do camisa 23: são três partidas consecutivas indo às redes, além de esta ser a temporada mais artilheira de sua história — são 13 gols até aqui. Em 2018, ele marcou nove vezes pelo Athletico-PR, até então seu melhor ano neste quesito.

Com 13 gols em 33 partidas, o armador tem média de 0,39 gol/jogo nesta temporada. A estatística é melhor, inclusive, que dos artilheiros do elenco: Luiz Adriano, com 0,38 gol/jogo (15 gols em 39 partidas), e Willian, com 0,29 (14 gols em 48 partidas).

Veiga não tem assistências neste ano, mas dita o ritmo nos bons momentos do Verdão sob o comando tanto de Andrey Lopes quanto de Abel Ferreira. A grande vantagem dele em relação aos outros armadores do elenco é justamente a capacidade de entrar na área para concluir.

Nitidamente mais confiante, o palmeirense vive sua sequência mais longa de jogos e assumiu o protagonismo diante dos desfalques cada vez maiores — ontem, foram 19.

Ele chegou contra o Ceará a dez jogos consecutivos como titular, o dobro da antiga maior sequência no clube — eram cinco, entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020. Tornou-se "o cara" de uma equipe que não perde desde 18 de outubro (oito vitórias e um empate no intervalo).

Palmeiras