Topo

Palmeiras

Palmeiras tem domingo de discussões, e Luxemburgo ainda resiste no cargo

Vanderlei Luxemburgo, Edu Dracena, Antonio Mello e Cícero Souza assistem a treino do Palmeiras - Cesar Greco
Vanderlei Luxemburgo, Edu Dracena, Antonio Mello e Cícero Souza assistem a treino do Palmeiras Imagem: Cesar Greco

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

12/10/2020 04h00

A derrota para o São Paulo fez com que a diretoria do Palmeiras discutisse ao longo do dia de ontem (11) os rumos da equipe. Apesar da crescente pressão em cima de Vanderlei Luxemburgo, o técnico ainda resiste no cargo. Por enquanto, o veterano se reapresenta para o treino de hoje (12), às 16h, na Academia de Futebol.

O Verdão vem de duas derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro, e os pedidos para a troca de comando fizeram a cúpula do clube se reunir para uma avaliação do atual momento. Vanderlei Luxemburgo não participou das conversas.

Além do presidente Maurício Galiotte e o diretor de futebol Anderson Barros, há no Verdão também o comitê gestor, criado no fim de 2019. Fazem parte dele os vice-presidentes Paulo Roberto Buosi, Alexandre Zanotta e José Caliari, e o diretor financeiro Davi Gueldini.

A avaliação no Palmeiras é de que está ocorrendo uma reformulação, com menos contratações e maior uso das categorias de base. Os defensores de Luxemburgo entendem que o técnico tem feito o trabalho que a diretoria gostaria neste sentido, e este é um caminho que já se esperava ser complicado de percorrer.

A falta de desempenho — e agora de resultados —, porém, jogam contra o comandante. Antes criticado pelas atuações, o técnico tinha a seu favor a série de 20 partidas sem perder. Desde que a invencibilidade acabou, são duas derrotas, jogando mal contra Botafogo e São Paulo, no primeiro revés para o rival no Allianz Parque.

Aqueles que desejam a troca citam a dificuldade para encontrar um time e as constantes mudanças de jogadores, algumas delas questionadas. No fim de semana, o treinador falou em fazer alterações novamente e retornar ao estilo de jogo "feio e de resultado" do título paulista.

Em queda no Campeonato Brasileiro, o time deixou a quinta posição e terminou a rodada em sétimo, com 22 pontos, a oito do líder Atlético-MG. O próximo jogo será contra o Coritiba, na quarta (14), às 18h, novamente no Allianz Parque.

Palmeiras