Topo

Como Léo Moura foi de reforço de peso a alvo da torcida no Botafogo-PB

Léo Moura foi apresentado no fim de janeiro e até aqui só jogou sete partidas pelo Botafogo-PB - Divulgação
Léo Moura foi apresentado no fim de janeiro e até aqui só jogou sete partidas pelo Botafogo-PB Imagem: Divulgação

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

20/08/2020 04h00

A torcida do Botafogo-PB perdeu a paciência com Léo Moura. O lateral, que se recupera de uma lombalgia e soma apenas sete partidas desde o começo do ano, virou um dos principais alvos dos protestos alvinegros. A crise ganhou força depois de o time ficar fora da final do Campeonato Paraibano, algo que não acontecia desde 2012, com direito até a invasão do CT após a eliminação na semi.

Mas por que Léo Moura tem sido o principal alvo - ao lado do presidente Sérgio Meira - das manifestações da torcida, mesmo sem entrar em campo? A resposta, basicamente, está na própria pergunta: ele não joga. O experiente lateral de 41 anos foi contratado no início de 2020 para ser a grande referência do Botafogo-PB, não apenas fora de campo como garoto-propaganda, mas também dentro dele. Mas dos 25 jogos no ano, ele só participou de sete - o último foi em 15 de março, contra Nacional-PB, pelo Estadual.

Dono do maior salário do Botafogo-PB e do futebol paraibano, Léo Moura vem tratando uma lombalgia e até postou um vídeo na semana passada para justificar sua ausência e dar uma satisfação aos aficionados (veja mais abaixo).

Léo Moura, jogador do Botafogo-PB - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

"Não é uma lesão tão simples, constamos que existe um edema no lugar, a cada dia temos evoluído, espero que, em breve, eu possa estar vestindo a camisa do Belo novamente. É lógico que tem que ser dentro de um prazo, esperamos que possamos cumprir até antes, é o meu desejo e da diretoria, vamos fazer tudo para que possamos voltar o quanto antes", disse Léo.

A ausência de Léo Moura incomoda os torcedores, que acusam o jogador de ter ido à Paraíba apenas para 'passear'. E, segundo apurou o UOL Esporte, o custo-benefício do ex-lateral do Flamengo já vem gerando insatisfação até mesmo dentro do clube.

Em contato com o UOL Esporte, o presidente Sérgio Meira diz que o plano do clube, a princípio, é seguir contando com o jogador para a Série C do Brasileiro. Porém, ele não descarta a saída de Léo Moura em caso de uma boa proposta pelo lateral, até pelo prejuízo financeiro que a pandemia provocou ao Belo.

"O nosso interesse com a vinda do Léo Moura contava com três vertentes: jogar a temporada, este o principal, apelo de marketing projetando o clube o que de fato aconteceu, e finalmente uma possibilidade da marca 'Léo Moura' assumir as categorias de base em parceria. Com a pandemia tivemos atropelos. Léo está se recuperando e deve retornar aos treinos nos próximos dias. Contamos com ele para a Série C. Mas como falei em reunião com os jogadores, não existe nenhum jogador inegociável. Qualquer proposta de transferência ou acordo será avaliada pela diretoria", disse.

Má fase faz torcida 'lembrar' de Léo Moura

Os fracos resultados do Botafogo-PB contribuem para que (a ausência de) Léo Moura seja lembrado pela torcida alvinegra. Eliminado ainda nas quartas de final da Copa do Nordeste, o Belo voltou a ficar fora de uma decisão do Estadual depois de oito anos - a última vez havia sido em 2012. Nas últimas três temporadas (2017, 18 e 19), o Botafogo havia levado o título.

Para completar, o time paraibano começou mal a Série C do Campeonato Brasileiro e ainda não balançou as redes em dois jogos. Na primeira rodada, perdeu do Ferroviário-CE por 2 a 0. Já na segunda-feira (17), empatou por 0 a 0 com o Manaus-AM, em casa. O time volta a campo no próximo domingo (23) para enfrentar o Santa Cruz, novamente no estádio Almeidão.

Torcida resgata foto de Léo Moura 'na boa'

Léo Moura descansa na Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Ainda antes da volta dos jogos pós-pandemia, Léo Moura postou uma foto em que descansa em uma rede na Praia da Pipa, local paradisíaco em Rio Grande do Norte que fica a cerca de 2h de carro de João Pessoa. Com as eliminações do Botafogo-PB nas competições (Copa do Nordeste e Campeonato Paraibano), os torcedores alvinegros, insatisfeitos com o lateral, resgataram uma imagem que, segundo postagens nas redes sociais, representa o que vem sendo a passagem do jogador pelo clube paraibano até o momento: passeio.

Rolê de bike na pandemia

Ainda durante a pandemia, Léo Moura teve sua imagem desgastada por conta de um vídeo que circulou nas redes sociais em que aparece andando de bicicleta na ciclofaixa da praia do Cabo Branco, em João Pessoa. Criticado, o jogador chegou a pedir desculpa às autoridades por ter descumprido o decreto que proibia a circulação de pessoas na orla da capital paraibana, numa ação de restrição para conter a disseminação do coronavírus.

Léo Moura disse ter saído para 'comprar algo pra casa' e, como mora próximo da orla, optou por fazer aquele trajeto no caminho de volta. "Errei e tô aqui para me retratar dele", disse o atleta, que afirmou ainda ter tomado todos os cuidados necessários, inclusive usando máscara.

Errei e to? aqui para para me retratar dele! Desculpas?????

Uma publicação compartilhada por Le?o Moura?????Botafogo-PB (@leomoura23) em

Reforço para suprir ausência de Léo Moura

Léo Moura, do Botafogo-PB - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Para diminuir a crise e reagir na temporada, a diretoria do Belo já promove algumas mudanças no elenco. Uma delas é a chegada de um novo lateral direito, uma vez que Léo Moura ainda deve precisar de mais três semanas para voltar aos gramados. Marcos Martins, de 31 anos, que estava no São Bento-SP, foi contratado para a posição.

Léo Moura quer encerrar carreira no Flamengo

Em entrevista ao jornal O Globo, veiculada na última terça-feira (18), Léo Moura falou sobre o desejo de encerrar a carreira no Flamengo. O lateral, que tem contrato com o Botafogo-PB até o fim da Série C, revelou a vontade de disputar o próximo Carioca com a camisa rubro-negra.

"Esse ano seria o último. Mas vejo que ainda dá para jogar. Só que o lado de ficar com a família tem pesado. Por isso, o pensamento de ir até o fim do campeonato e, sei lá, fazer um Estadual com a camisa do Flamengo só para encerrar. Queria muito, era um sonho encerrar a carreira no Fla", disse.