PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Marcos ganha post de aniversário da Fifa e Conmebol: "Santo" e "deus verde"

Marcos, do Palmeiras, leva as mãos ao alto, após defender pênalti do Corinthians na Libertadores de 1999; ex-goleiro conmemora 47 anos hoje - Antônio Gaudério/Folhapress
Marcos, do Palmeiras, leva as mãos ao alto, após defender pênalti do Corinthians na Libertadores de 1999; ex-goleiro conmemora 47 anos hoje Imagem: Antônio Gaudério/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

04/08/2020 12h14Atualizada em 04/08/2020 12h47

A Fifa, entidade máxima do futebol mundial, deu os parabéns ao ex-goleiro Marcos, ídolo do Palmeiras. O "santo", como foi batizado pela torcida por suas defesas difíceis e em momentos decisivos, completa 47 anos de idade.

A publicação chamou Marcos pelo apelido e o comparou a "San Iker", o ex-goleiro Casillas, que anunciou a aposentadoria hoje.

"Tem outro 'Saint' [Santo] — e #WorldCup [referência ao título de campeão do mundo] — que merece os aplausos hoje. Feliz aniversário de 47 anos para o salvador da Seleção e Deus verde", escreveu a entidade.

Marcos foi campeão com a seleção brasileira na Copa do Mundo disputada na Coreia do Sul e no Japão, em 2002. Ele se aposentou no começo de 2012, no Palmeiras, e fez um jogo comemorativo no dia 12 de dezembro do mesmo ano, número que Marcos vestia.

O aniversariante também recebeu mensagens da Conmebol. "4 de agosto, dia de São Marcos", disse a entidade. Ela publicou um vídeo com defesas de Marcos na edição de 1999 da Libertadores — vencida pelo Palmeiras.

"Reveja alguns milagres do ex-goleiro, campeão da Libertadores 1999 e jogador que mais foi a campo pelo Verdão na Copa: 57 partidas"

Naquele ano de Libertadores, Marcos defendeu um pênalti cobrado por Vampeta nas quartas de final contra o maior rival, o Corinthians.

Um ano depois, o feito se repetiria na semifinal da competição. Marcos defendeu o pênalti batido por Marcelinho Carioca, que vestia a camisa do Corinthians. A defesa colocou o Palmeiras na final daquele ano. E Marcos, na história do clube.

Futebol