Topo

Armando Gomes tinha audiência de Pelé e se orgulhava de derrotar Jô Soares

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/07/2020 13h49

A crônica esportiva e a "nação santista" estão de luto por conta do falecimento do jornalista Armando Gomes (76 anos), apresentador do programa Esporte por Esporte por quase 30 anos, grande parte na Santa Cecília TV, no litoral paulista. Armando também era conselheiro efetivo do Santos e torcedor fanático do alvinegro praiano. Aliás, o programa do Manduca, como era conhecido na crônica e entre os torcedores, tem forte influência no dia a dia do clube paulista.

O Esporte por Esporte coleciona furos de reportagens sobre o Santos FC. E os comentários do Manduca, em seu programa nos fins de noite, pesavam bastante na Vila Belmiro, inclusive, em diversas decisões do clube nos últimos anos.

Manduca tinha Pelé como um de seus ilustres telespectadores assíduos do programa Esporte por Esporte. Recentemente, o Rei do Futebol fez questão de enviar um vídeo ao apresentador desejando boa recuperação.

"Armando, estou aqui meio fora de forma, você deve estar sabendo. O Pepito (assessor de Pelé) falou que você também não vai jogar domingo. E a tabelinha que a gente fazia como fica? Não quero saber meu chapa, Deus ajude que você fique bom logo para gente fazer nossa tabelinha", disse Pelé em um vídeo descontraído enviado a Armando Gomes quando ele já estava internado.

Armando Gomes, que transmitiu o jogo do milésimo gol de Pelé em novembro de 1969, na vitória sobre o Vasco, sempre foi líder de audiência com o Esporte por Esporte em toda Baixada Santista. O apresentador, inclusive, se orgulhava de uma entrevista de Jô Soares, que disse em uma revista que vencia a audiência em todo o Brasil, menos do litoral paulista por conta de um programa de esportes que havia em Santos.

Além de Pelé, a maioria dos atletas que fez história do Santos passaram pelo Esporte por Esporte, entre eles, o atacante Neymar, que concedeu uma de suas primeiras entrevistas como atleta profissional no programa de Armando Gomes.

Além de fazer parte do Conselho Deliberativo do Santos, Armado Gomes foi homenageado ao ganhar o nome da sala de imprensa da Vila Belmiro. O Santos usou as redes sociais para homenagear Armando. "O clube manifesta os sentimentos aos familiares e amigos", escreveu.

Armando retirou um tumor no ano passado, mas infelizmente não resistiu ao tratamento contra o câncer. Ele estava internado há cerca de um mês no hospital da capital paulista.

Armando Gomes deixa a mulher Laura e os filhos Victor e Vinícius. O velório do jornalista acontece ainda neste domingo (26), às 16 horas, no Memorial Necrópole. Às 17h30 terá um cortejo na Vila Belmiro e uma hora e meia depois, um retorno para sepultamento no Memorial Necrópole.

Confira abaixo a nota de pesar de Pelé:

"Meu amigo Armando Gomes foi para o céu. Tempos atrás mandei uma mensagem para ele, desejando pronta recuperação, para que a gente pudesse voltar a fazer umas tabelinhas. Agora espero um dia que a gente se encontre no céu e possamos voltar a fazer essas tabelinhas. Meus pêsames à família e compartilho a tristeza com toda a Nação Santista que perde um dos seus maiores incentivadores e defensores. A televisão perde um dos seus mais brilhantes apresentadores, cujo programa Esporte Por Esporte se tornou um grande marco na TV regional.
Que Deus o receba de braços abertos."