Allan Simon

Allan Simon

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

7 coisas que você precisa saber sobre a Eurocopa na TV em 2024

A Eurocopa começa hoje com mudanças nas transmissões em relação às últimas edições na televisão brasileira. O evento, que será realizado na Alemanha, reúne 24 países e vai até o dia 14 de julho. O duelo de abertura será entre Alemanha e Escócia, às 16h (horário de Brasília) desta sexta-feira (14), com exibição ao vivo na TV Globo e no sportv.

A coluna preparou um 'guia' para você entender como será a Eurocopa-2024 na TV e na internet, e, assim, se possa se preparar para acompanhar os 51 jogos do torneio e se divertir com as principais seleções do continente europeu em busca do título. Confira a partir de agora as sete coisas que você precisa saber sobre a Euro na TV:

1 - TV Globo só vai mostrar 5 jogos ao vivo

A TV Globo começa hoje suas transmissões na Eurocopa com Alemanha x Escócia, jogo de abertura da competição, às 16h. Mas, depois disso, só vai voltar a exibir partidas do torneio no mata-mata. A estratégia da emissora repete o que foi feito na edição de 2020, realizada no ano seguinte por causa da pandemia da covid-19, que é mostrar cinco partidas ao vivo, uma por fase, até a final.

A equipe de transmissão da TV Globo será a mesma em todos os cinco jogos, composta pelo narrador Gustavo Villani e os comentaristas Paulo Nunes e Caio Ribeiro. A emissora vai contar dois repórteres na Alemanha, que vão trabalhar na cobertura do sportv também, Júlia Guimarães e Renato Peters.

2 - Sportv terá metade da competição

A principal mudança nesta edição da Eurocopa está no sportv. O canal, que conta com a totalidade da competição desde o começo dos anos 2000, agora vai ter metade das partidas para transmitir. Isso acontece porque desta vez a Uefa decidiu fatiar os direitos de transmissão do torneio em dois pacotes iguais. Os 51 jogos foram divididos, e a Globo comprou apenas um dos pacotes. Com isso, terá direito de mostrar 26 jogos, sendo 25 exclusivos e mais a final.

A cota da TV Globo que citamos anteriormente, com cinco partidas em TV aberta, sai dos mesmos 26 jogos do sportv. É o que a empresa 'Globo' comprou. O canal pago começa suas transmissões hoje também com Alemanha x Escócia, depois seguirá na fase de grupos com a exclusividade das demais partidas que pertencem ao pacote adquirido.

A equipe do sportv na Eurocopa terá nomes como os narradores Paulo Andrade, Everaldo Marques, Jader Rocha e Júlio Oliveira, e os comentaristas Renata Mendonça, Paulo Nunes, Dodô, Eric Faria, Ramon Motta e Pedro Moreno.

3 - CazéTV terá a outra metade

Se a principal mudança nesta Eurocopa é que o sportv só terá metade dos jogos, a principal novidade é que a CazéTV terá a outra metade. O canal produzido pela LiveMode em parceria com o streamer Casimiro Miguel, que surgiu em novembro de 2022 com a missão de transmitir a Copa do Mundo do Qatar, e hoje conta com eventos em seu portfólio como o Paulistão, jogos do Athletico no Brasileirão, transmitiu os Jogos Pan-Americanos de 2023 e vai exibir as Olimpíadas de Paris-2024, também chega agora ao principal torneio de seleções da Europa.

Continua após a publicidade

A CazéTV terá igualmente um pacote de 26 jogos, sendo 25 exclusivos e mais a final. As escolhas das partidas são alternadas com o sportv, ou seja, nenhum jogo da fase de grupos até as semifinais terá exibição nos dois canais ao mesmo tempo. As transmissões começam amanhã com Espanha x Croácia, às 13h (horário de Brasília).

Os jogos da CazéTV estarão disponíveis de graça no YouTube, na Twitch, e também no canal lançado recentemente na Samsung TV Plus. Assinantes do Amazon Prime também podem acessar as transmissões pelo Prime Video sem custo adicional.

O canal terá uma equipe composta pelos narradores Luis Felipe Freitas, Raony Pacheco, Felipe Leite e Marcelo Hazan, os comentaristas Guilherme Beltrão, Belle Suarez, Juliana Cabral, Rafael Oliveira, Marcus Carvalho, Luis Folha e Paulo Sérgio, as repórteres Day Natale e Natalie Gedra, e os influenciadores Bolívia e Diogo Defante, além das apresentações de Fernanda Gentil.

4 - Final terá transmissão de todos os detentores

A grande final da Eurocopa, marcada para o dia 14 de julho, um domingo às 16h, será o único jogo com transmissão de todos os canais detentores no Brasil. TV Globo, sportv e CazéTV vão exibir o duelo que definirá o campeão europeu de 2024.

Com um número ímpar de jogos (não há decisão de terceiro lugar na Euro), a Uefa destacou a final, deixando em ambos os pacotes, e fatiou as exclusividades dos outros 50 duelos, colocando 25 partidas para cada empresa. Essa divisão acontece de forma igualitária em todas as fases, ou seja, cada pacote terá 18 jogos da fase de grupos, 4 jogos das oitavas de final, 2 jogos das quartas de final, e uma semifinal.

Continua após a publicidade

A final da Eurocopa vai acontecer no dia/horário tradicional do Brasileirão na TV Globo, mas na tabela atual não há rodada agendada no campeonato nacional para o fim de semana das decisões continentais. Vale lembrar que no dia 14 de julho também será decidido o título da Copa América, que TV Globo e sportv transmitem com exclusividade, às 21h.

5 - Reencontro de Paulo Andrade com o futebol inglês

Contratação recente de destaque na Globo, o narrador Paulo Andrade vem atuando em jogos do Brasileirão após ficar extremamente identificado com o futebol inglês durante mais de 20 anos na ESPN., período no qual se tornou "a voz da Premier League".

Desde os amistosos de preparação, a Eurocopa está representando um "reencontro" do locutor com as partidas do Velho Continente pouco mais de três meses após sua saída do canal pago da Disney. Na competição em si, Paulo Andrade estreia no sábado com a transmissão de Itália x Albânia, às 16h, com a companhia dos comentaristas Renata Mendonça e Dodô, além das reportagens de Júlia Guimarães.

Mas o reencontro com o futebol inglês acontece no dia seguinte. Paulo Andrade narra Sérvia x Inglaterra no domingo, também às 16h, acompanhado de Paulo Nunes e Eric Faria.

6 - Reencontro de Natalie Gedra com as transmissões no Brasil

Outra profissional que marcou época na cobertura da Premier League na ESPN nos últimos anos é a repórter Natalie Gedra, que atuou como correspondente dos canais da Disney durante sete anos e deixou a empresa para trabalhar na emissora inglesa Sky Sports, onde atua na cobertura diária dos principais clubes do país.

Continua após a publicidade

Mas a Eurocopa será uma chance de o público brasileiro voltar a acompanhar transmissões com a participação da profissional. Natalie Gedra vai fazer parte da equipe da CazéTV na Euro-2024.

7 - Dias cheios de futebol com Copa América e Brasileirão

A última coisa que você precisa saber sobre a Eurocopa na TV é que ela não estará sozinha. Com o Brasileirão continuando durante a realização dos torneios continentais, e a Copa América começando a partir do próximo dia 20, o torcedor que gosta de ver futebol na televisão e no streaming em qualquer hora do dia vai se deliciar com o calendário. Veja, por exemplo, como será a próxima quinta-feira (20):

20/06 - quinta-feira - 10h - Eslovênia x Sérvia - Eurocopa - CazéTV
20/06 - quinta-feira - 13h - Dinamarca x Inglaterra - Eurocopa - sportv
20/06 - quinta-feira - 16h - Espanha x Itália - Eurocopa - sportv
20/06 - quinta-feira - 18h30 - Vitória x Atlético-MG - Brasileirão - sportv
20/06 - quinta-feira - 20h - Flamengo x Bahia - Brasileirão - Premiere
20/06 - quinta-feira - 21h - Argentina x Canadá - Copa América - sportv
20/06 - quinta-feira - 21h30 - Palmeiras x Red Bull Bragantino - Brasileirão - Premiere

O Brasil, por exemplo, vai jogar sempre às 22h na fase de grupos da Copa América, que será realizada nos Estados Unidos, garantindo, assim, futebol até meia-noite.

Confira agora a lista de jogos já definidos entre TV Globo, sportv e CazéTV nas duas primeiras rodadas da Eurocopa:

Continua após a publicidade

14/06 - sexta-feira - 16h - Alemanha x Escócia (TV Globo e Sportv)

15/06 - sábado - 10h - Hungria x Suíça (Sportv)
15/06 - sábado - 13h - Espanha x Croácia (CazéTV)
15/06 - sábado - 16h - Itália x Albânia (Sportv)

16/06 - domingo - 10h - Polônia x Holanda (CazéTV)
16/06 - domingo - 13h - Eslovênia x Dinamarca (Sportv)
16/06 - domingo - 16h - Sérvia x Inglaterra (Sportv)

17/06 - segunda - 10h - Romênia x Ucrânia (CazéTV)
17/06 - segunda - 13h - Bélgica x Eslováquia (CazéTV)
17/06 - segunda - 16h - Áustria x França (CazéTV)

18/06 - terça-feira - 13h - Turquia x Geórgia (CazéTV)
18/06 - terça-feira - 16h - Portugal x República Tcheca (Sportv)

19/06 - quarta-feira - 10h - Croácia x Albânia (CazéTV)
19/06 - quarta-feira - 13h - Alemanha x Hungria (Sportv)
19/06 - quarta-feira - 16h - Escócia x Suíça (Sportv)

Continua após a publicidade

20/06 - quinta-feira - 10h - Eslovênia x Sérvia (CazéTV)
20/06 - quinta-feira - 13h - Dinamarca x Inglaterra (Sportv)
20/06 - quinta-feira - 16h - Espanha x Itália (Sportv)

21/06 - sexta-feira - 10h - Eslováquia x Ucrânia (Sportv)
21/06 - sexta-feira - 13h - Polônia x Áustria (CazéTV)
21/06 - sexta-feira - 16h - Holanda x França (CazéTV)

22/06 - sábado - 10h - Geórgia x República Tcheca (Sportv)
22/06 - sábado - 13h - Turquia x Portugal (CazéTV)
22/06 - sábado - 16h - Bélgica x Romênia (CazéTV)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes