Topo

Globo paga cota total, e FMF diz ter promessa da CBF para concluir Mineiro

Atlético-MG e Cruzeiro são contrários ao cancelamento do Campeonato Mineiro 2020 - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Atlético-MG e Cruzeiro são contrários ao cancelamento do Campeonato Mineiro 2020 Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

26/03/2020 04h00

A Federação Mineira de Futebol (FMF) pretende encerrar o Campeonato Mineiro 2020. Um dos motivos é o fato de a Globo ter desembolsado o valor dos direitos de transmissão para os 12 participantes, inclusive aos times de menor expressão. O montante foi pago antes do início da competição regional.

A informação foi confirmada por Leonardo Barbosa, diretor de competições da Federação Mineira, à coluna UOL De Primeira: "O valor já foi pago. Ele é pago no início da competição. No Mineiro, o pagamento sempre é feito no início da competição. Então, como vai acabar o campeonato sem ser transmitido? Devolverão o dinheiro à Globo?", indagou.

Barbosa revelou também que o Estadual será encerrado antes do início do Campeonato Brasileiro. Ele alega que houve uma promessa da Confederação Brasileira de Futebol às federações estaduais para que os torneios terminem em data anterior à primeira rodada do principal campeonato do país.

"A federação e os clubes não trabalham com a hipótese de encerramento precoce do campeonato [Estadual]. Há questões além do título, como rebaixamento, Copa do Brasil, Série D. A gente pode usar datas de Libertadores e Copa do Brasil para terminar o campeonato. Mas a CBF prometeu às federações que será possível terminar os Estaduais antes que o Brasileiro comece", completou.

Para ler esta notícia na íntegra, além de outras novidades dos bastidores da bola, acesse a coluna De Primeira.