Topo

Eliminatórias Sul-Americanas

Coronavírus: Conmebol pede à Fifa para adiar o início das eliminatórias

Arena Pernambuco, a princípio, recebe Brasil x Bolívia no próximo dia 27 - Buda Mendes/Getty Images
Arena Pernambuco, a princípio, recebe Brasil x Bolívia no próximo dia 27 Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/03/2020 23h48

A Conmebol solicitou à Fifa o adiamento das duas primeiras rodadas das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. No fim da noite de hoje (11), a entidade sul-americana divulgou a carta enviada à organização máxima do futebol mundial, em que pede para os jogos serem postergados, em virtude da pandemia do coronavírus.

O comunicado direcionado à secretária-geral da Fifa, Fatma Samoura, solicita a mudança das duas primeiras rodadas. O Brasil encara Bolívia, em Pernambuco, e Peru, em Lima, nos dias 27 e 31, respectivamente.

O pedido se baseia muito em relação aos elencos das seleções, com a maioria dos jogadores precisando vir da Europa para atuar na América do Sul.

Jogadores como Danilo, Alex Sandro (Brasil) e Dybala (Argentina), ambos da Juventus, e Lautaro Martínez, argentino da Internazionale, estão em quarentena depois de Daniele Rugani, zagueiro da Juve, ser diagnosticado com o covid-19.

Confira a carta enviada pela Conmebol:

Dirijo-me a você, em nome e representação das associações-membro da Conmebol, a fim de manifestar quanto ao seguinte:

A propagação do covid-19 no mundo todo, que levou a reprogramação da reunião do Conselho e do Congresso da Fifa, torna o futebol não isento de seu alcance.

O início das Eliminatórias sul-americanas está previsto para a semana de 22 de março, e as equipes sul-americanas se encontram ante a possibilidade de não poder contar com jogadores convocados provenientes da Europa, porque os mesmos, ao proceder de países com um alto índice de contágio, poderiam ser postos em quarentena, o que impossibilitaria que os mesmos fiquem à disposição de suas seleções nacionais.

Pelo exposto, os dez países-membros da Conmebol solicitaram que a Fifa considere o adiamento do início das Eliminatórias para o Mundial de 2022 no Catar, pelos motivos expostos, e para salvaguardar a saúde de toda a família do futebol.