Topo

Coronavírus: NBA decide suspender temporada nos EUA

Do UOL, em São Paulo

11/03/2020 22h44

A NBA decidiu suspender o restante da temporada até segunda ordem, de acordo com comunicado divulgado pelo site oficial hoje à noite. A associação tomou a decisão horas depois de o pivô francês Rudy Gobert, do Utah Jazz, ser diagnosticado com o novo coronavírus.

"A NBA usará essa interrupção para determinar os próximos passos em relação à pandemia de coronavírus", diz trecho do comunicado.

Apesar da decisão, duas partidas aconteceram normalmente nesta noite, pois já estavam em andamento quando a NBA decidiu pela suspensão: Atlanta Hawks x New York Knicks, em Atlanta, e Dallas Mavericks x Denver Nuggets, em Dallas. O jogo previsto entre Sacramento Kings e New Orleans Pelicans acabou adiado.

Após a suspensão da temporada, algumas equipes se manifestaram sobre a situação. O Golden State Warriors, por exemplo, falou em "cenário de rápidas mudanças" e apoiou a decisão da NBA porque "a saúde dos fãs, funcionários e jogadores é a prioridade". Já o Milwaukee Bucks falou em "situação fluida" e mostrou ter sido pego de surpresa pela decisão.

Caso Gobert

Segundo informações da imprensa americana, além de Gobert, do Utah Jazz, ser diagnosticado com coronavírus, outros jogadores também apresentaram alguns sintomas. Por conta do diagnóstico, a partida entre Jazz e Oklahoma City Thunder foi cancelada, sendo a medida anunciada pelo locutor do ginásio ao público que chegava ao local.

Os vestiários dos dois times foram trancados e ambas as equipes estão sob quarentena. Exames serão realizados nos atletas nas próximas horas.

O caso ocorre dois dias depois de o próprio Gobert ironizar o protocolo de prevenção adotado pela NBA contra a doença. O francês brincou com a situação e esfregou as mãos nos microfones de alguns veículos da imprensa depois de conceder entrevista coletiva.

Número de mortes aumentou nos EUA

O Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) informou ontem 696 casos de coronavírus, um aumento de 224 casos em relação à contagem anterior, e disse que o número de mortes aumentou de 6 para 25.

O CDC disse que os casos confirmados foram relatados por 36 Estados e pelo Distrito de Columbia, acima do relato anterior de 35 Estados.