Topo

T. Nunes cobra ataque corintiano, mas escolhe Love de aproveitamento ruim

Vagner Love durante a partida entre Corinthians e Santo André, quando perdeu "gol feito" - Marcello Zambrana/AGIF
Vagner Love durante a partida entre Corinthians e Santo André, quando perdeu "gol feito" Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/03/2020 04h00

O técnico Tiago Nunes cobra uma resposta imediata do ataque do Corinthians, setor apontado como principal responsável pela ausência de resultados em seu início de trabalho no clube. Para isso, aposta, principalmente, em Vagner Love, titular nos últimos quatro jogos e, inclusive, único centroavante de ofício bancado na última rodada - empate com o Santo André, na Arena.

Love iniciou a temporada no banco, mas virou a esperança de Nunes. A solução, no entanto, ainda carrega um desempenho preocupante e nada inspirador para por fim da crise ofensiva. O camisa 9 marcou somente uma vez em 2020 e teve números ruins no último ano. No Campeonato Brasileiro, o atacante foi somente o oitavo aproveitamento em finalizações da equipe, com 37,9% dos chutes no gol. Ele ficou atrás de Boselli e até mesmo de Gustavo e Clayson, já negociados pelo clube.

Love terminou a competição como vice-artilheiro da equipe, com cinco gols em 28 jogos, mas com média baixa, de apenas 0,2 por partida. O posto ainda foi dividido com Gustavo e Pedrinho. O artilheiro foi Mauro Boselli, com sete.

No Paulista, o jogador tem média de uma finalização por partida jogada e não respondeu bem nas oportunidades como titular, três delas ao lado de Boselli, enquanto a última jogando isolado.

Desde que voltou ao Corinthians, Love balançou as redes 12 vezes em 65 partidas, bem longe da primeira passagem, em 2015, quando terminou o Campeonato Brasileiro daquele ano com 14 gols, abaixo apenas de Ricardo Oliveira, artilheiro da competição com 20.

Tiago Nunes não tem poupado cobranças aos atacantes. No treino desta terça-feira (3), promoveu trabalhos voltados para o aperfeiçoamento nas finalizações e demonstrou inquietação com o aproveitamento dos atletas. O time tem a pior campanha no Grupo D do Paulista e ataque tímido, com apenas 12 gols marcados na temporada.

"As pessoas têm falado muito em finalizações e o Corinthians finaliza muito. Nosso time tem problema com o aproveitamento. Os adversários criam pouquíssimas chances e fazem o gol. Estamos tentando achar um padrão nos gols sofridos. Não tem. Estamos tentando remediar jogo a jogo. A gente produz para vencer, mas falta o detalhe do gol. Esse é o sentimento: poderíamos. Somente com persistência e repetição é que podemos sair dessa", disse Tiago após o empate por 1 a 1 contra o Santo André, no último dia 26.

O discurso de Tiago Nunes foi endossado pelo diretor de futebol Duílio Monteiro Alves. "O time vem jogando bem, criando oportunidades, muito mais que os adversários, mas a bola não está entrando. E os adversários criam uma, duas, três chances e acabam fazendo gol. A gente tem de entender que é uma nova forma de jogar, jogadores chegando, o trabalho está sendo bem feito e a gente têm de ter paciência", afirmou na ocasião.

Segundo estatísticas do Footstats, o Corinthians finalizou 115 vezes no Campeonato Paulista, média de 14,4 por jogo. O aproveitamento não é ruim. Das 115, o time de Tiago Nunes acertou 48 em direção ao gol, média de 41, 7%. Na última rodada, contra o Santo André, o Alvinegro finalizou 20 vezes, sendo sete no gol.