Topo

PSG quebra 'sequência dos sonhos' de Bruno Guimarães após 4 jogos na Europa

Bruno Guimarães fez bom primeiro tempo, mas atuação caiu na etapa final - Philippe DESMAZES / AFP
Bruno Guimarães fez bom primeiro tempo, mas atuação caiu na etapa final Imagem: Philippe DESMAZES / AFP

Do UOL, em São Paulo

04/03/2020 19h42

Bruno Guimarães conheceu a primeira derrota desde que chegou à Europa para defender o Lyon. Na tarde de hoje (4), em tempos distintos do meio-campista na partida da Copa da França, o brasileiro viu seu time ser goleado pelo Paris Saint-Germain por 5 a 1. Neymar fez um e Mbappé anotou três gols.

Antes da eliminação desta quarta-feira, Guimarães vivia uma sequência dos sonhos no novo clube: em pouco mais de 20 dias, eram três jogos disputados, três vitórias e três vezes eleito o melhor em campo pela mídia francesa. A mais emblemática exibição foi diante da Juventus, na Liga dos Campeões, e o volante ganhou fama de craque.

As coisas começaram bem e o início de jogo de Bruno Guimarães hoje foi empolgante. Escalado como cabeça de área no 4-1-4-1 do técnico Rudi Garcia, o garoto de 22 anos jogava mais recuado quando sua equipe abriu o placar.

Até por isso, Guimarães participava com frequência da saída de bola, próximo aos zagueiros, e da marcação do imponente ataque parisiense formado por Mbappé, Cavani e Neymar. O camisa 10 da seleção brasileira, inclusive, foi acompanhado de perto pelo volante no primeiro tempo.

Em mais de uma oportunidade, ele colou no lateral Dubois para dobrar a marcação e tentar neutralizar as ações do astro adversário.

À medida que o Lyon foi cansando e sucumbiu ao PSG, Guimarães também sentiu. Tanto é que, na etapa final, ele errou um passe no meio de campo e entregou de bandeja para Mbappé. O francês, já com a bola dominada, deixou o camisa 39 para trás com facilidade, arrancou de forma espetacular e balançou as redes. Foi o primeiro erro mais significativo de Bruno Guimarães.

"É cruel para o meio-campista brasileiro do Lyon, brilhante em outros jogos, e também é cruel para a sua equipe, que foi superior no primeiro tempo", escreveu o "L'Équipe" sobre o lance.

Vale ressaltar que na próxima sexta-feira (6), às 11h (de Brasília), Tite divulgará os 23 jogadores que defenderão a seleção brasileira contra Bolívia (no dia 27 de março) e Peru (dia 31), para as primeiras rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. O volante do Lyon é cotado para estar na lista.