Topo

Em menos de um mês, Bruno Guimarães ganha fama de craque e empolga Lyon

Divulgação/Lyon
Imagem: Divulgação/Lyon

João Henrique Marques

Do UOL, em Paris

04/03/2020 04h00

São pouco mais de 20 dias, apenas três jogos disputados, mas Bruno Guimarães, de 22 anos, ganhou fama de craque em Lyon. No início empolgante, o volante brasileiro toma conta do noticiário esportivo francês e vira destaque para o confronto contra o Paris Saint-Germain, nesta quarta-feira, às 17h (de Brasília), em Lyon, pela semifinal da Copa da França.

Bruno Guimarães foi eleito o melhor em campo pela mídia francesa nos três duelos realizados pelo time - vitórias por 1 a 0 contra a Juventus, pela Liga dos Campeões, e 2 a 0 contra o Metz e 2 a 0 diante do Saint-Étienne, ambas pelo Campeonato Francês. Com o sucesso precoce, já passou a ser tratado como intocável e fundamental na reação da equipe na temporada - time alcançou a marca de três vitórias seguidas pela primeira vez.

No tradicional jornal da cidade de Lyon, o Le Progres, a matéria intitulada "Lyon ao ritmo da Guimaraesmania" o trata como o jogador que mudou o rumo da temporada no clube. O texto traz estatísticas de valor como os mais de 90% de passes certos nos jogos realizados e um comentário de Fleury Di Nallo, ex-atacante do time na década de 60, e considerado um dos maiores ídolos da torcida: "Bruno Guimarães é incrível tecnicamente. Um jogador que todo o atacante gostaria de jogar por perto. Sei do que falo. Ele é o tipo de jogador que dá vida a bola".

Bruno Guimarães em ação pelo Lyon contra a Juventus na Liga dos Campeões - Eric Gaillard/Reuters - Eric Gaillard/Reuters
Imagem: Eric Gaillard/Reuters
Mais comentários elogiosos

"Já podemos observar que o Lyon não tinha alguém tão completo no meio campo desde o português Tiago (foi jogador do clube entre 2005 e 2007). Bruno é elegante, sólido e carismático. Impressionante a facilidade que ele encontra para passes em profundidade", analisou o comentarista francês da rádio RMC, Walid Acherchour.

"Bruno Guimarães nunca deixa de impressionar. Sua contribuição para o time já é considerável. O novo reforço brilhou novamente e não há mais dúvidas: houve um Lyon sem Bruno Guimarães durante seis longos meses e agora há um novo, muito mais sedutor", destacou a revista France Football.

"Ele muda o jogo. Tem ótima leitura e dita o ritmo, sabendo se comportar perfeitamente quando o time é pressionado. Incrível a qualidade levada ao time", citou o jornal esportivo francês L'Equipe. A publicação deu nota 8 para as atuações do volante brasileiro tanto no duelo contra a Juventus, como na partida seguinte diante do Saint-Étienne.

A adaptação ao clube
Bruno Guimarães com a família em Lyon - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Bruno Guimarães foi levado ao Lyon por intermédio do diretor de futebol, Juninho Pernambucano. Os jogadores brasileiros Thiago Mendes, Fernando Marçal, Jean Lucas, Rafael e Marcelo o auxiliam no entrosamento com a equipe. No mês inicial na cidade, ele está acompanhado pelo pais, namorada e empresários.

O volante brasileiro já faz aula de francês no clube e encontrou casa para morar perto do centro de Lyon. São 20 minutos de carro que ele tarda para chegar ao centro de treinamento.

"Eu falei bastante com o Juninho antes de vir e com algumas pessoas daqui que falam espanhol. Me passaram que o clube está desde 2012 sem conquistar título. O Juninho também me trouxe por eu ter conquistado títulos (Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Paranaense). Quero continuar jogando bem e marcar meu nome na história do clube. Estou muito focado", disse o volante brasileiro em entrevista ao Esporte Interativo.

Conversa para jogar Olimpíadas
Capitão do Brasil, Bruno Guimarães carrega a bola no jogo contra a Argentina no Pré-Olímpico - REUTERS/Luisa Gonzalez ORG XMIT - REUTERS/Luisa Gonzalez ORG XMIT
Imagem: REUTERS/Luisa Gonzalez ORG XMIT

Bruno Guimarães chegou ao Lyon logo após ser eleito o melhor jogador do Pré-Olímpico realizado na Colômbia, em janeiro. A vaga para as Olimpíadas conquistada pela seleção brasileira com o vice-campeonato da competição também o deixou animado para o início em solo francês.

A situação levou o volante a conversar com Juninho já para uma possível liberação para a disputa das Olimpíadas de Tóquio, entre julho e agosto. O dirigente brasileiro se mostrou propício a aceitar o pedido, mas espera que Tite não conte com o volante para a disputa da Copa América, entre junho e julho, na Argentina e na Colômbia. Sua primeira convocação para a seleção principal já é aguardada nesta sexta-feira - Tite convocará o time para as duas primeiras rodadas das eliminatórias, marcadas para o fim de março.