Topo

Paranaense - 2020

Autor de gol em jogo histórico desfalca Operário contra o Athletico

Douglas Coutinho beija o escudo do Atlético-PR - Miguel Locatelli/Site oficial CAP
Douglas Coutinho beija o escudo do Atlético-PR Imagem: Miguel Locatelli/Site oficial CAP

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

25/02/2020 18h12

Autor de um gol em um jogo histórico pra o Athletico na Libertadores 2017, quando o Furacão se classificou às oitavas no último minuto e, de quebra, eliminou o Flamengo da competição, o atacante Douglas Coutinho não enfrentará o ex-clube por força de contrato na nona rodada do Paranaense 2020, no domingo, 16h em Ponta Grossa.

Coutinho é titular do Fantasma na temporada com quatro gols em oito jogos, um deles no empate com o Coritiba (1 a 1) no Couto Pereira. Ele não atua pelo Furacão desde dezembro de 2017, quando esteve em campo na vitória por 3 a 0 sobre o Palmeiras pelo Brasileirão.

Revelado pelo Furacão em 2013 e com passagens por Cruzeiro, Ceará, Fortaleza e Coreia do Sul, Douglas Coutinho se destacou na campanha atleticana na Libertadores 2017 quando o Athletico se classificou com uma sequência de gols acima dos 40 do segundo tempo, um marcado por ele.

Disputando vaga nas oitavas com a Universidad Católica em jogo direto e indiretamente com Flamengo e San Lorenzo, o Athletico saiu atrás do placar no Chile e virou com gols de Eduardo da Silva e Douglas Coutinho, já aos 37 do segundo tempo, em uma arrancada em alta velocidade. Em paralelo, o Flamengo empatava com o San Lorenzo e os brasileiros avançavam em conjunto. Mas os chilenos empataram aos 40 e eliminariam o Furacão.

Foi então que Carlos Alberto fez o gol da vitória atleticana no Chile aos 44 e que o San Lorenzo, aos 48, virou o placar diante do Flamengo na Argentina, eliminando o time carioca. Ciclón e Furacão avançaram - o Athletico cairia diante do Santos nas oitavas.

Douglas Coutinho encerrou o ano pelo Athletico e não teve aproveitamento nas temporadas seguintes, sempre saindo por empréstimo. Ainda assim, no duelo diante do Operário, um item de restrição no contrato o tira do jogo contra o Furacão, que mandará a campo seu time de Aspirantes em jogo entre o 3º (Athletico) e 4º colocados do estadual 2020.