Topo

O que fez Léo Moura aceitar convite para jogar no Botafogo da Paraíba

Léo Moura terá recepção especial no aeroporto de João Pessoa (PB) - Divulgação
Léo Moura terá recepção especial no aeroporto de João Pessoa (PB) Imagem: Divulgação

Jeremias Wernek e Marcello De Vico

Do UOL, em Porto Alegre e Santos

31/01/2020 12h00

Resumo da notícia

  • Léo Moura acertou com o Botafogo-PB para a temporada 2020
  • Proposta do clube paraibano foi a que mais agradou o lateral
  • Presidente: "Ele buscou conjunto de salário com qualidade de vida"
  • Léo Moura já provocou um relativo aumento no número de sócios

Depois de três temporadas com a camisa do Grêmio, Léo Moura iniciou, a partir de hoje (31), uma nova trajetória em sua longa carreira. Aos 41 anos, ele desembarcou em João Pessoa (PB) no início desta tarde e foi recebido com muita festa pelos torcedores do Botafogo-PB — com quem assinou contrato até o fim da Série C do Brasileiro de 2020.

Alguns motivos em especial ajudaram Léo Moura escolher o Botafogo-PB como novo time, a começar pela proposta feita pelo clube paraibano, a melhor que recebeu. Segundo apurou o UOL Esporte , Londrina e Santa Cruz — equipe que defendeu em 2016, antes de seguir para os Estados Unidos — foram outros times que se interessaram pelo lateral direito.

Léo Moura terá um salário fixo e ainda receberá 5% da renda de todos os jogos do Botafogo como mandante. Com capacidade para cerca de 20 mil pessoas, o Almeidão promete ficar cheio para ver Léo Moura, especialmente se os resultados no começo do ano forem positivos. Vale lembrar que, em 2020, o Belo, como é conhecido, tem quatro competições para disputar: Série C, Copa do Brasil, Paraibano e Copa do Nordeste.

"Ele é uma das maiores contratações do futebol da Paraíba. Da atualidade, é a maior. Ele estava atuando até o ano passado no Grêmio, um dos grandes clubes do Brasil, em plena atividade, e a gente está tentando fazer dele o maior ídolo daqui. A cidade está polvorosa com a contratação", afirmou Sérgio Moura, presidente do Botafogo-PB, em entrevista ao UOL Esporte.

Atrações com Léo Moura, reforço do Botafogo-PB - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O dirigente recorda o início do 'namoro' entre Botafogo e Léo Moura e destaca a influência que o ex-jogador Warley, amigo do lateral e hoje gerente de futebol do Belo, teve na contratação.

"A gente fez um primeiro contato quando ele estava saindo de São Paulo para Recife, e nós o convidamos para vir conhecer João Pessoa. E ele é muito próximo a Warley, que está aqui como gerente de futebol... Warley me passou o contato dele e eu fiz um convite para ele vir almoçar com a gente, já que estava tão pertinho. Começamos a conversar e chegamos a um acordo bom para o nosso clube", acrescentou Sérgio Moura, que apontou o 'sossego' de João Pessoa e a qualidade de vida que se tem na cidade como outro fator para a transferência de Léo Moura — que irá acompanhado da mulher e dos filhos.

"Imagino que ele esteja querendo morar numa cidade do Nordeste, qualidade de vida, uma cidade tranquila... Ele não buscou, simplesmente, salário. Ele buscou um conjunto de salário com qualidade de vida e estrutura para a família. E ele vai ter em João Pessoa", analisou.

"Talvez ele não saiba o tamanho do nome que tem aqui", diz Warley

Também entrevistado pela reportagem, Warley, que encerrou a carreira de jogador no próprio Botafogo, falou sobre a importância da contratação de Léo Moura para o clube e para o Estado.

Torcida do Botafogo-PB - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

"A gente não jogou junto, mas jogamos várias vezes contra. Dentro do futebol, a gente vai fazendo amizades, até por ter jogado muitas vezes contra. O Leonardo Moura dispensa comentários em termos de caráter, postura, e da pessoa que é. Ele até me ligou e perguntou como era o Botafogo, até porque eu também tive uma passagem por aqui, encerrei minha carreira por aqui, e falei que era até um desejo muito grande ter ele... Talvez ele não saiba o tamanho do nome que ele tem aqui no nosso Estado, na região do Nordeste, até por tanto que jogou no futebol carioca, no Flamengo, e até agora pelo Grêmio", disse o ex-atacante.

"Expliquei como era o Botafogo, o projeto, como as pessoas que trabalham aqui são sérias. O presidente mostrou o plano de carreira, com tudo aquilo que o Botafogo pode oferecer, e tudo que o Botafogo ganharia com o Léo Moura aqui, não só o Botafogo, mas o Estado da Paraíba, a própria Copa do Nordeste, Série C, Paraibano... Acho que tudo isso o convenceu porque chega uma hora da carreira que o atleta não quer mais ficar batendo cabeça, quer uma coisa mais sossegada, pessoas do caráter e da postura da diretoria do Botafogo. E acho que isso que o convenceu, e ele aceitou de uma forma tão bacana", acrescentou.

Salários em dia, obsessão pelo acesso e calendário mais tranquilo

Desde 2014 na Série C, o Botafogo já vem há algum tempo batendo na trave em busca do acesso. Dono de um dos melhores centro de treinamento do Nordeste e com os salários em dia — outros motivos que podem ter atraído o jogador a se transferir para João Pessoa —, o clube paraibano espera que, com Léo Moura, suba ainda mais de patamar para finalmente retornar à Série B, competição que não disputa desde 1989.

Imagem de Léo Moura ilustra vários ambientes do aeroporto de João Pessoa - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

"Acho que ele pode ser um ponto-chave para o fator principal do Botafogo, que é o acesso para a Série B. A gente vem batendo na trave muitos anos, e acho que o Léo é peça-chave para que a gente possa alcançar o objetivo principal, fazer uma ótima Copa do Nordeste e, quem sabe, buscar o tetracampeonato paraibano. Acho que o Léo eleva muito o nível do nosso campeonato e da nossa equipe", analisou Warley, ex-jogador de São Paulo, Palmeiras e Grêmio, entre outros.

O que também pode ter agradado Léo Moura na ida para o Botafogo-PB é o calendário mais tranquilo, uma vez que, na Série C, os times jogam, no máximo, 24 partidas, ao contrário, por exemplo, da Série A, em que são 38 rodadas disputadas. Para um jogador de 41 anos, é mais um fator a se levar em conta.

Provável data de estreia e aumento no número de sócios

Durante a negociação entre clube e jogador, Léo Moura ainda foi apresentado a um projeto de marketing que contará com campanhas e ações promocionais tendo ele como garoto-propaganda. Uma delas, aliás, já foi lançada: o jogador propõe um 'desafio' a meninos entre 10 e 12 anos para que eles cortem o cabelo moicano que nem o dele. Além disso, eles precisam ir a uma loja do clube para se associar, levando mais um acompanhante. Quem vencer, terá a oportunidade de gravar uma ação de marketing ao lado do craque.

A aposta do clube em Léo Moura para conseguir mais sócios já começa, aos poucos, a dar resultado. Se antes do acerto com o lateral o número girava em 2.700, agora o Botafogo-PB já conta com aproximadamente 3.150 sócios.

"Aqui ele tem muitos fãs, de quando jogava no Flamengo, no Grêmio, e estamos aproveitando esse momento para aumentar o número de sócios. Nós, pela primeira vez, passamos de 3 mil sócios. Quando começamos a negociação, tínhamos em torno de 2.700. Só nesse último fim de semana, já passamos dos 3 mil. Dependendo do resultado do campo, não só dele, mas da equipe como um todo também no Paraibano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil, devemos aumentar ainda mais", acrescentou.

De acordo com o presidente, Léo Moura deve estrear no dia 8 de fevereiro, em jogo contra o Náutico, pela Copa do Nordeste, no Almeidão. "Um bom jogo para estrear. Vamos fazer um evento de marketing para levar um bom público", finalizou.