Topo

Jornal espanhol explica "divórcio" de Luis Enrique e Robert Moreno

O ex-técnico da Espanha Robert Moreno e o atual Luiza Enrique - Getty Images
O ex-técnico da Espanha Robert Moreno e o atual Luiza Enrique Imagem: Getty Images

Do UOL

28/11/2019 14h49

Com a volta de Luis Enrique ao posto de treinador da seleção espanhola depois de seis meses afastado, ele e seu antecessor Robert Moreno têm protagonizado uma bela troca de farpas — o atual técnico chegou a chamar o anterior de "desleal" e dizer que ele tem "ambição desmedida".

Hoje, o jornal espanhol Marca deu detalhes sobre os motivos que podem ter levado ao "divórcio" dos dois espanhóis.

O relacionamento teria começado a desandar quando Luis Enrique convidou Robert Moreno, que então atuava como seu assistente, para ocupar o mesmo posto na Premier League, em Londres . Moreno, no entanto, recusou a oferta — de acordo com fontes ouvidas pelo jornal, ele gostaria de ficar e liderar sozinho a seleção espanhola no Campeonato Europeu.

Além disso, Luis Enrique teria se incomodado com entrevistas concedidas pelo substituto à imprensa durante seu período afastado e com a escalação do goleiro Kepa Arrizabalaga como titular (o atleta estava no banco até o afastamento de Luis Enrique, mas foi "promovido" a titular na gestão de Moreno).

Em comunicado à imprensa na tarde de hoje, Robert Moreno disse que "ainda se pergunta o que fez" para Luis Enrique não contar mais com ele e que agradece ao companheiro pelos nove anos de trabalho conjunto.

"Treinei atletas a partir dos 14 anos, treinei crianças para [virarem] profissionais. Estou muito orgulhoso de todo o trabalho que fiz. Há nove anos, comecei com Luis Enrique, no Barça", disse, segundo reportou o jornal espanhol Marca. "Quando saí avisei todos os funcionários. Toda a equipe está ciente de tudo o que aconteceu. , eu não tomei nenhuma decisão sem o apoio deles. Ainda fico pensando no fiz de errado para que Luis Enrique não queira mais contar comigo".

Entenda o caso

Luis Enrique voltou a ocupar o posto de treinador da Espanha nesta semana, depois de um período afastado para acompanhar o tratamento da filha, que morreu há dois meses vítima de um tumor.

Em entrevista coletiva concedida ontem, ele foi questionado sobre a saída de Moreno e disse que não quer mais o ex-assistente em sua equipe, acusando o colega de ser "desleal".

"O único responsável por Robert Moreno não estar mais na minha equipa de trabalho sou eu", disse, admitindo que demitiu o antecessor. "Gosto de evitar polêmicas, mas me sinto obrigado a dar explicações. Em 12 de setembro, numa reunião que durou cerca de 20 minutos, Robert disse que queria continuar como treinador até ao Campeonato da Europa e depois voltar a ser o meu adjunto novamente".

Luis Enrique disse que entende o desejo de Moreno, mas que "a ambição desmedida não é uma virtude, mas um grande defeito".

Questionado pela mídia sobre o motivo de sua saída, Moreno respondeu: "Não sei o que aconteceu, pergunte a Luis Enrique. Se eu falar, não seria bom para mim". Ele assinou uma cláusula de confidencialidade com a Federação Espanhola de Futebol, presidida por Luis Rubiales.