Topo

Gauchão define tabela e primeiro Gre-Nal de 2020 será no Beira-Rio

Lucas Uebel/Getty Images
Imagem: Lucas Uebel/Getty Images

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

07/11/2019 20h55

A FGF (Federação Gaúcha de Futebol) definiu hoje (7) os grupos da fase de classificação do Campeonato Gaúcho de 2020. Na mesma cerimônia, a entidade informou que o primeiro Gre-Nal da próxima temporada será no estádio Beira-Rio. A data do clássico depende de reunião com a TV e calendário de Grêmio e Inter, que podem estar na Libertadores.

O Gauchão voltará a ser disputado em dois turnos, com inspiração no Campeonato Carioca. As taças terão os nomes de Evaldo Poeta (ex-presidente do Farroupilha) e Francisco Novelletto (presidente da FGF até dezembro e que ocupa o cargo desde 2004).

A estreia do Grêmio será diante do Caxias, em casa. O Inter abre o estadual diante do Juventude, em Caxias do Sul. A primeira rodada ainda terá Ypiranga-RS x São Luiz-RS, Pelotas x Novo Hamburgo, São José-POA x Esportivo, Aimoré-RS x Brasil-PEL.

O calendário da CBF indica que os estaduais começam em 22 de janeiro, mas a FGF estuda mudar a data de abertura do Gauchão para atender demandas da TV e calendário da dupla Gre-Nal.

O grupo A do Campeonato Gaúcho 2020 será formado por Ypiranga-RS, Juventude, Inter, São Luiz-RS, Pelotas e Novo Hamburgo. O grupo B terá Esportivo, Caxias, Grêmio, São José-POA, Brasil-PEL e Aimoré. No primeiro turno, os jogos serão entre os times da mesma chave. No returno, os duelos serão com equipes do outro grupo.

O Grêmio é o atual bicampeão gaúcho, com título obtido diante do Brasil-PEL em 2018 e Internacional neste ano.