PUBLICIDADE
Topo

Brasileirão - 2019


Grêmio supera "ressaca" da eliminação na Libertadores e atropela Botafogo

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/10/2019 17h53

Classificação e Jogos

Dias depois de ser eliminado da Copa Libertadores com a derrota por 5 a 0 para o Flamengo, o Grêmio se recuperou no Campeonato Brasileiro. Jogando na sua Arena, o Tricolor venceu hoje (28) o Botafogo por 3 a 0, com gols de Maicon, Thaciano e Everton, e se manteve na disputa por uma vaga na edição de 2020 da competição sul-americana.

O Alvinegro, por sua vez, ligou o sinal de alerta em relação à zona do rebaixamento. Com 33 pontos, os cariocas estão a apenas quatro pontos do Z4.

Na próxima rodada, o Grêmio visita o Vasco no Rio de Janeiro, na quarta-feira (30). No dia seguinte, o Botafogo recebe o Cruzeiro.

Amplo domínio

O Grêmio não teve dificuldades para vencer o Botafogo. Tecnicamente muito superior, o Tricolor conseguiu fazer seu jogo com muito toque de bola e velocidade. Já os cariocas pecaram na lentidão para a organização das jogadas. Inspirado, o goleiro Gatito Fernandez salvou o time de General Severiano do pior.

Bela assistência e gol de Maicon

Após uma linda bola enfiada por Luciano, Maicon, em posição legal, recebeu na cara de Gatito e chutou forte para abrir o placar na Arena aos 11 minutos do primeiro tempo.

Grêmio amplia

O zagueiro Joel Carli errou na saída de bola aos 25 minutos do segundo tempo e Everton deixou Tardelli na cara do gol. O atacante invadiu a área e chutou cruzado para boa defesa de Gatito. No rebote, Thaciano, livre, teve apenas o trabalho de empurrar a bola para o fundo da rede.

Oportunista, Everton faz o 3 a 0

Cebolinha invadiu a área pela esquerda e cruzou rasteiro. A bola ficou com Pepê, que rolou para trás e achou Thaciano. O meia finalizou, e Gatito salvou o Botafogo. No rebote, porém, Everton chutou e fez o 3 a 0.

Maicon levanta o ânimo

Um dos líderes do elenco gremista, Maicon tratou de elevar o ânimo do elenco após a traumática eliminação para o Flamengo e foi importante para a equipe além do gol. No intervalo, o experiente meio-campista tocou no assunto da desclassificação.

"Foi uma derrota frustrante na quarta-feira para todos. Ficamos pensando, mas tínhamos esse jogo e mais dez pela frente. Se a gente ficar remoendo, dificilmente vamos conseguir o objetivo de pelo menos voltar à Libertadores. Ainda estamos abaixo do que podemos jogar, mas vamos melhorar no segundo tempo para as coisas voltarem ao normal. Temos que seguir firmes, levantar a cabeça. As críticas são bem-vindas. O torcedor é movido pela paixão, temos muito respeito. Temos que seguir firmes e com a ajuda dele", disse à TV Globo.

Quem foi bem: Luciano e Gatito

O atacante deu uma assistência preciosa para Maicon abrir o placar. Ao longo do jogo, o camisa 18 desempenhou bem a função de centroavante. Já o goleiro Gatito Fernandez salvou o Botafogo do pior.

Quem decepcionou: Matheus Henrique

Errando o tempo dos botes e a tomada de decisão nos passes, volante destoou da própria atuação média ao longo do ano. Além disso, deu espaço para o Botafogo avançar contra a defesa do Grêmio.

"Depois a gente conversa"

O clima esquentou entre o técnico Alberto Valentim e o meia Leo Valência. Após ser substituído, o chileno ficou com cara de poucos amigos. O treinador não gostou, mandou ele sentar no banco de reservas e falou: "depois a gente conversa".

Paulo Victor vaiado

Antes de a bola rolar, o nome de Paulo Victor recebeu algumas vaias após ser anunciado no telão da Arena Grêmio. Parte da torcida interpreta que goleiro falhou em partidas recentes.

Baixa de última hora

O meia Patrick, do Grêmio, foi vetado da partida por estar com conjuntivite.

Álbum de figurinhas

Por conta de uma ação envolvendo o álbum de figurinhas do Brasileirão, os goleiros do Botafogo Gatito Fernandez e Diego Cavalieri utilizaram as camisas 122 e 121, respectivamente. Os números correspondem aos de seus cromos.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 3 X 0 BOTAFOGO

Data e hora: 27/10/2019 (domingo), às 16h (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Globo e PPV
Árbitro: Rafael Traci (SC)
Auxiliares: Helton Nunes (SC) e Henrique Ribeiro (SC)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Geromel, Matheus Henrique, Kanneman (GRE); Yuri, Cícero (BOT)
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Maicon, aos 11 minutos do primeiro tempo (GRE); Thaciano, aos 25 minutos do segundo tempo (GRE); Everton, aos 34 minutos do segundo tempo (GRE)

GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon (Romulo), Matheus Henrique e Alisson (Pepê); Luciano (Thaciano), Everton e Diego Tardelli
Técnico: Renato Gaúcho

BOTAFOGO: Gatito, Marcinho, Joel Carli, Gabriel e Yuri; Cícero, João Paulo e Diego Souza; Leo Valencia (Igor Cássio), Luiz Fernando (Rhuan) e Victor Rangel (Alex Santana)
Técnico: Alberto Valentim