Topo

Internacional

Inter embala em mês decisivo e segue vivo em todas as competições

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

01/08/2019 12h00

Para o Internacional, julho seria um mês duro. Uma sequência de partidas decisivas exigiria muito do grupo. E foi exatamente o sétimo mês do ano que fortaleceu ainda mais o Colorado. Embalado e classificado nas duas disputas de mata-mata, o time vermelho transformou a incerteza em comemoração.

A volta das competições após o recesso para Copa América levaria ao Inter a decidir logo de cara. O Palmeiras estava pela frente na Copa do Brasil. E ainda que tenha perdido o jogo de ida, com vitória no de volta e nos pênaltis, a equipe gaúcha avançou.

Em seguida, o Nacional, do Uruguai, pela Libertadores. Mas com duas vitórias, a última delas ontem por 2 a 0, mais um avanço foi para conta dos comandados de Odair Hellmann. O adversário nas quartas será o Flamengo.

Enquanto isso, o Inter manteve invencibilidade em casa no Brasileiro e segue firme entre os primeiros colocados. Atualmente é sexto com 20 pontos.

"Saímos ilesos em um mês de provas. Todos estão bem e procuramos seguir pouco a pouco para colher coisas boas no fim", afirmou Rafael Sobis.

"Estamos brigando. Na parte de cima da tabela do Brasileiro, mesmo com várias rodadas utilizando um time alternativo, na semifinal da Copa do Brasil, nas quartas de final da Libertadores. Nós temos um grupo muito forte e bom de trabalhar. O Inter tem condições de enfrentar qualquer adversário", disse o vice de futebol Roberto Melo.

Ao todo foram sete jogos em julho, quatro vitórias, um empate e duas derrotas, gerando aproveitamento de 61,9%.

O bom rendimento reforça a estratégia da comissão técnica de alternar titulares e dosar o desgaste para ter todos sempre totalmente aptos a jogos decisivos.

"Eu treino com todos no mesmo conceito e tempo. Temos uma ideia de jogo e todos fazem as mesmas coisas para entender os movimentos e ter facilidade. Todos estão focados e comprometidos. Quem entra tem ficado no mesmo contexto. Fiquei muito feliz pelo rendimento no jogo contra o Ceará, por exemplo. Um time totalmente diferente que conseguiu manter a ideia do time que joga mais seguido. Aproveitamos isso dos treinos", afirmou Odair.

O Inter abre agosto no sábado, contra o Fluminense, fora de casa. A expectativa é de um time, novamente, reserva, já que na quarta-feira seguinte a semifinal da Copa do Brasil apresenta o duelo com Cruzeiro.

Internacional