Topo

Cruzeiro

Cruzeiro foca nas decisões, e 4 jovens receberão mais chances no Brasileiro

Garoto Weverton, autor de drible em Neymar, ganhará mais chances enquanto Mano poupar seus principais jogadores - Thiago Ribeiro/AGIF
Garoto Weverton, autor de drible em Neymar, ganhará mais chances enquanto Mano poupar seus principais jogadores Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

25/07/2019 04h00

Classificado para as semifinais da Copa do Brasil e disputando as oitavas de final da Copa Libertadores, o Cruzeiro seguirá priorizando os torneios de mata-mata e não vai colocar força total nos pontos corridos. Por mais que o discurso da diretoria possa ter parecido o contrário em outros momentos, Mano Menezes já deixou claro que vai poupar seus principais atletas e abrir espaço para outros jogarem.

Isso significa que pelo menos quatro jovens promessas receberão ainda mais chances enquanto o clube estiver vivo nos torneios mais importantes: o zagueiro Cacá, o lateral Weverton, o volante Éderson e o meia Maurício.

Dos quatro, o que ganhou maior holofote recentemente foi Weverton. O lateral direito de 20 anos só tem dois jogos pelo Cruzeiro em 2019 e acabou de subir da categoria sub-20, mas ficou famoso há quase dois meses, quando aplicou um "rolinho" em ninguém menos que Neymar durante o treinamento da Seleção para a Copa América.

Com a lesão de Edilson, Weverton já começou jogando as partidas contra Botafogo e Bahia, e mostrou que tem mais qualidades para mostrar dentro de campo. Outro que voltará a ter chances com Mano Menezes é o volante Éderson. Com a mesma idade que o lateral, o jogador ganhou suas primeiras oportunidades no final do ano passado, quando o Cruzeiro já estava de "férias". Apesar da pouca idade, tem a confiança do treinador e fez seu primeiro jogo da temporada na rodada passada.

A saída de Murilo também reabriu espaço para o jovem Cacá na zaga do Cruzeiro. Hoje aos 20 anos, o garoto já estava no elenco campeão da Copa do Brasil do ano passado, e voltou a ter chances na equipe, agora formando a zaga reserva ao lado de Fabrício Bruno. Cacá ainda tem só um jogo no ano, mas deverá seguir com chances de jogar enquanto Mano optar por poupar Léo e Dedé.

Por último, no meio-campo, o treinador também contará com Maurício. No mês passado, o garoto completou 18 anos de idade. Revelação do clube e uma das referências no time celeste durante a Copinha deste ano, Maurício foi convocado para os treinamentos da Seleção sub-20, mas voltará à Toca da Raposa no início de agosto. Maurício já foi utilizado duas vezes no ano, e pode voltar a ganhar oportunidades se o Cruzeiro continuar com os rodízios no Brasileirão.

Neste sábado, o Cruzeiro receberá o Athletico Paranaense no Mineirão. Assim como aconteceu diante do Bahia, na rodada passada, a tendência é que Mano poupe todos os titulares e principais jogadores.

Apesar de mesclar a equipe ou até utilizar um time todo reserva, todo cuidado é pouco para o Cruzeiro no Brasileirão. Mesmo com um elenco apontado como um dos mais fortes do país e com condições de se afastar da zona do rebaixamento, o clube pode perder pontos valiosos no torneio de pontos corridos, ficando mais distante dos primeiros colocados e dificultando uma boa colocação no final do ano. Hoje, a distância é de 16 pontos para o líder Palmeiras é de sete pontos para o Internacional, último integrante do G-6.

Cruzeiro