Topo

Atlético-MG

Garoto saiu das arquibancadas e hoje pode barrar R. Oliveira no Atlético-MG

Alerrandro prega humildade ao ser questionado sobre titularidade, mas nome do jogador é cada vez mais pedido no time - Marcelo Alvarenga/AGIF
Alerrandro prega humildade ao ser questionado sobre titularidade, mas nome do jogador é cada vez mais pedido no time Imagem: Marcelo Alvarenga/AGIF

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

30/05/2019 04h00

Autor do gol que ajudou o Atlético-MG a eliminar o Unión La Calera, na última terça, pela Copa Sul-Americana, o atacante Alerrandro voltou a chamar atenção na equipe alvinegra. Aos 19 anos, o garoto vive um sonho de muitos torcedores. Anos atrás, ele estava nas arquibancadas acompanhando os títulos do Galo na Libertadores e Copa do Brasil. Hoje, é jogador profissional do clube e vice-artilheiro da temporada, encostando no veterano Ricardo Oliveira e incomodando bastante para já ser cotado para virar titular no time de Rodrigo Santana.

Natural de Lavras, no interior de Minas, Alerrandro é atleticano desde a infância e saiu de casa há nove anos para iniciar o sonho de virar jogador profissional. Campeão pelo sub-15 e sub-17 do Galo, ele foi promovido ao time principal no ano passado, ainda aos 18 anos. Em 2019, já adaptado, vem se destacando desde o estadual e seu faro de gol o faz despontar como opção para colocar o veterano Ricardo Oliveira no banco.

Pelo menos, no momento, os números jogam a favor do jovem atacante. Artilheiro do Galo no Campeonato Mineiro, Alerrandro já marcou 11 gols em 15 jogos na temporada. Ricardo Oliveira contabiliza dois tentos a mais, mas entrou em campo em 25 oportunidades até aqui, possuindo uma média inferior: 0,52 gols por partida contra 0,73 de Alerrandro. Além disso, enquanto o garoto vem entrando bem e até salvou o time de mais um fiasco internacional no ano, Ricardo Oliveira enfrenta seu maior jejum com a camisa alvinegra. Já são sete jogos sem balançar as redes, sua maior seca.

Depois de marcar o gol da vitória contra o Unión La Calera, Alerrandro estava cotado para fechar a quinta cobrança do Galo na disputa de pênaltis, mas nem precisou ir para a batida, já que Victor pegou os três chutes. Ainda no momento das penalidades, Alerrandro não se conteve e se emocionou dentro de campo. O motivo era mais que justificável. Anos antes, na campanha vitoriosa da Libertadores, ele estava nas arquibancadas do Independência acompanhando os primeiros milagres do mesmo Victor debaixo das traves. Agora, possuía uma visão privilegiada para ver o goleiro brilhar mais uma vez.

A crescente de Alerrandro no time do Atlético também tem outro combustível importante. O jogador foi treinado por Rodrigo Santana no time sub-20 do Galo. Hoje interino, o técnico é um dos responsáveis por passar a confiança ao garoto. Outro que tem parcela de contribuição é o próprio concorrente Ricardo Oliveira. Assim como já fez em outras ocasiões, o veterano de 39 anos vem orientando o jovem com sua experiência.

Mesmo que não vire titular de forma imediata, a tendência é que Alerrandro receba cada vez mais chances no time. Preocupado em não queimar o jogador, a ideia de Rodrigo Santana é de colocá-lo gradativamente em campo. Ao mesmo tempo, o treinador não esconde que está surpreso com o faro artilheiro do jogador, e já admite uma tendência cada vez maior de vê-lo jogando.

Atlético-MG