Como Santos usou até Star Wars para quebrar recorde no Twitter
O "estagiário" já virou personagem nas redes sociais de clubes brasileiros para se aproximar mais dos torcedores na internet com publicações "engraçadinhas". O Santos tem o seu faz algum tempo, mas agora juntou memes e brincadeiras até com o técnico Jorge Sampaoli e Star Wars para quebrar seu recorde de interações no Twitter.
Em abril, o Alvinegro bateu sua própria marca com 1,12 milhão de interações. O antigo recorde era de fevereiro, com 987 mil interações. No total, foram 3,83 milhões de interações durante os quatro meses de 2019, próximo ao total obtido no ano passado, que foi de 4,81 milhões em toda a temporada.
De acordo com Marcelo Frazão, executivo de marketing e comunicação do Santos, a estratégia surgiu em julho do ano passado, quando a área de redes sociais foi integrada ao marketing. Agora, a equipe por trás do "estagiário" é de mais de 10 pessoas de diferentes áreas, idades e cargos.
"O 'estagiário' já existia. O que fizemos foi promovê-lo: darmos método e estrutura para que passasse a ser estratégico e integrado ao marketing. Entender que nosso trabalho em redes sociais vai além de um simples canal informativo, mas sim um veículo para posicionamento da marca, interação com nosso torcedor, engajamento e comercial", disse ao UOL Esporte.
"Engajamento é o principal termômetro do trabalho. Bons resultados estimulam a sequência do trabalho e aumentam o desafio interno criativo. Acreditamos que quanto mais o torcedor consuma informações do clube, conviva e participe dos nossos assuntos, mais ele estará identificado com o clube e inclinado a comparecer em jogos, se associar e comprar produtos oficiais", afirmou.
O torcedor santista vem acompanhando as piadas feitas nas escalações dos jogos e montagens com membros do elenco. O Santos vem adaptando memes no Twitter, como o filtro do Snapchat que deixa as pessoas com cara de criança.
"Buscamos aproveitar datas especiais, como no caso do Star Wars Day (4 de maio) e tópicos mais abordados nas redes como no exemplo do novo filtro do Snapchat, memes como da Bettina, Belford Roxo e do 'Juntos e shallow now', Oscar e outros", disse Frazão, que ressalta que as publicações também não esquecem o tom sério.
"É um processo contínuo de aprendizagem e melhorias conforme as reações da torcida. Temos que ter a sensibilidade de entender e respeitar a variação de humores em função dos resultados em campo e atenção para ajustes de tom. Não nos limitamos a 'piadas'. Também passamos posicionamentos sérios, como no recente episódio do Sidão, dia de combate à homofobia, dentre outros momentos", acrescentou.
Veja os memes do Santos no Twitter:
Prazer, Pitucalisa
Carlito e Jorgito
Tem mais Sampaoli
Ô lokinho, Sampaoli
Será que a Lady Gaga gostou?
Lado alvinegro da força
Lembra do Seu Armando?
E essa homenagem?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.