Topo

Revanche do Fla e memória do Inter: histórias dos duelos da Copa do Brasil

Lucas Figueiredo/CBF
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/05/2019 04h00

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) definiu ontem (02), após sorteio, a fase oitavas de final da Copa do Brasil, etapa na qual os representantes brasileiros na Copa Libertadores se unem aos classificados das outras fases. Entre os confrontos, as bolinhas reservaram um esperado embate entre Flamengo e Corinthians, semifinalistas da edição do ano passado.

Fora o pesado duelo entre os dois times do Sudeste, a nova etapa decisiva da competição reserva diversas atrações. O torcedor do Internacional na faixa dos 25/30 anos, por exemplo, imediatamente se recordou do sufoco vivido em 2002 ao ver o Paysandu como adversário.

Os torcedores santistas e tricolores carioca, por outro lado, relembram com carinho dos goleadores Ricardo Oliveira e Fred, respectivamente, hoje rivais pelos mineiros Atlético-MG e Cruzeiro.

Internacional x Paysandu

Mahicon Librelato - Reprodução/Premiere - Reprodução/Premiere
Mahicon Librelato, de carrinho, abriu caminho para o Internacional se salvar; dias depois, morreu em acidente
Imagem: Reprodução/Premiere

O Paysandu protagonizou uma das partidas mais importantes da história recente do Internacional. Em 2002, o clube colorado jogava a vida na Série A do Brasileirão contra os paraenses. A vitória por 2 a 0 segurou os gaúchos na elite do futebol nacional. O salvador? Mahicon Librelato, autor responsável por abrir o placar e falecido dias depois de se consagrar, em acidente de carro.

O duelo ainda carrega o lado polêmico por parte do Paysandu. Artur Tourinho, presidente do clube paraense na época, disse em entrevista ao Globoesporte em 2012, que suspeita do empenho de quatro atletas na partida. Não há qualquer prova ou indício das acusações.

Flamengo x Corinthians

Danilo Avelar Corinthians Flamengo - Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians - Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
Danilo Avelar abriu o placar na vitória por 2 a 1 sobre o Fla, que garantiu o Corinthians na edição do ano passado
Imagem: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Simplesmente a colisão das duas maiores torcidas do Brasil, agora com o tempero de uma revanche. As duas equipes se enfrentaram na semifinal da mesma competição na temporada passada, e o Corinthians levou a melhor depois de sustentar um 0 a 0 no Maracanã e vencer em Itaquera por 2 a 1.

Os dois clubes ainda chegam em momentos distintos para o confronto. Enquanto Fábio Carille goza de grande tranquilidade, especialmente depois de conquistar o tricampeonato paulista, Abel Braga está pressionado e pode cair antes mesmo de as duas equipes se enfrentarem.

Atlético-MG x Santos

Ricardo Oliveira - Divulgação/Atlético-Mg - Divulgação/Atlético-Mg
Ricardo Oliveira vive ótima fase com a camisa do Atlético-MG e reencontra o Santos nas oitavas de final
Imagem: Divulgação/Atlético-Mg

Ricardo Oliveira fez história e gols no Santos. Hoje, no entanto, o experiente centroavante veste a camisa do Atlético-MG e soma um número representativo de gols na temporada. São 13 gols e números que salvam o jogador diante das duras críticas dos torcedores atleticanos.

Grêmio x Juventude/Vila Nova

Renato Gaúcho - Lucas Uebel/Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Renato Gaúcho já encarou três vezes o Juventude nesta temporada; time de Caxias pode ser o rival nas oitavas
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

A equipe de Renato Gaúcho pode encarar um duelo regional e um papel absoluto de favorito diante do Juventude. Foram três confrontos na temporada, com duas vitórias expressivas do time tricolor: 3 a 0 na primeira fase do Campeonato Gaúcho e 6 a 0 nas quartas de final - no jogo da volta do mata-mata, empate sem gols. Saldo de 9 a 0.

Por outro lado, se o adversário for o Vila Nova, o Grêmio vai ter pela frente o veterano Danilo, que fez história com a camisa de Corinthians e São Paulo.

Palmeiras x Sampaio Corrêa

Palmeiras Sampaio Corrêa - Ernesto Rodrigues/Folhapress.ESPORTE - Ernesto Rodrigues/Folhapress.ESPORTE
Palmeiras goleou o Sampaio por 5 a 1 há quatro anos e rumou para o título da Copa do Brasil
Imagem: Ernesto Rodrigues/Folhapress.ESPORTE

Pegar o Sampaio Corrêa é sinal de bom presságio para o Palmeiras. Pelo menos em relação à última lembrança de embate entre os dois pelo torneio mata-mata.

Há quatro anos, o clube do Maranhão esteve no caminho alviverde na Copa do Brasil. Fora de casa, a equipe paulista empatou por 1 a 1, mas assegurou classificação com um tranquilo 5 a 1 no Allianz Parque.

A campanha palmeirense terminou simplesmente com a taça, a primeira conquistada na nova versão do estádio.

Athletico x Fortaleza

Fortaleza Athletico - Pedro Chaves/AGIF - Pedro Chaves/AGIF
Fortaleza ganhou do Athletico anteontem (01) e voltou a vencer na Série A depois de 13 anos
Imagem: Pedro Chaves/AGIF

Os dois clubes se enfrentaram há dois dias, em uma ocasião histórica para o Fortaleza. Diante de um bom público no Castelão, o clube tricolor derrotou o atual campeão da Copa Sul-Americana e obteve o primeiro triunfo desde o retorno à Série A. A equipe hoje comandada por Rogério Ceni joga a elite do futebol brasileiro pela primeira vez desde 2006.

Cruzeiro x Fluminense

Fred Fluminense - NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C. - NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.
Fred fez história com a camisa do Fluminense; agora, pelo Cruzeiro, está no caminho da equipe do Rio de Janeiro
Imagem: NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.

Thiago Neves tem o Fluminense no coração. O meia, um dos protagonistas do bicampeonato cruzeirense na Copa do Brasil, terá pela frente o clube do qual talvez tenha criado maior identificação. Com a camisa tricolor, por exemplo, foi vice-campeão da Copa Libertadores, anotando três gols na finalíssima contra a LDU, diante de um Maracanã lotado.

Falando em "ex", o Flu ainda encara Fred, um dos maiores ídolos recentes do torcedor. Foram sete anos, 172 gols e quatro títulos com a camisa tricolor, sendo dois Campeonatos Brasileiros (2010 e 2012) como protagonista e um dos líderes da equipe do Rio de Janeiro.

São Paulo x Bahia

São Paulo Bahia - Felipe Oliveira / EC Bahia - Felipe Oliveira / EC Bahia
Ramires vai encarar um dos maiores desafios da carreira: mata-mata contra o renovado São Paulo, de Antony
Imagem: Felipe Oliveira / EC Bahia

Dois dos jovens mais badalados do país estarão frente a frente no confronto válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Do lado são-paulino, Antony assumiu papel de protagonista no título da Copinha e virou titular no profissional do São Paulo em poucos meses. Do outro lado, o Bahia tem Ramires, alvo do Flamengo e de grandes clubes do exterior.