Topo

Brasileirão - 2019

Palmeiras abre Brasileiro em busca do bi e tenta repetir fórmula de sucesso

Palmeiras de Felipão tentará o bicampeonato, que não acontece desde 2013/14 com o Cruzeiro - Alan Morici/Agif
Palmeiras de Felipão tentará o bicampeonato, que não acontece desde 2013/14 com o Cruzeiro Imagem: Alan Morici/Agif

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

28/04/2019 04h00

O Palmeiras começa hoje a busca por um objetivo que não acontece há cinco anos no futebol nacional: o bicampeonato consecutivo do Brasileirão. Desde que o Cruzeiro venceu duas edições seguidas em 2013 e 2014, o título não permaneceu nas mãos do campeão no ano seguinte. O Verdão tentará mudar essa história contra o Fortaleza, a partir das 19h (de Brasília), no Allianz Parque.

Para manter o troféu em casa, a fórmula é a mesma da bem-sucedida campanha de 2018. Felipão vai intensificar o rodízio de titulares a partir desta semana, pensando na rotina desgastante do Brasileirão, na Libertadores - objetivo máximo do time na temporada - e na Copa do Brasil, competição na qual a equipe entra nas oitavas de final, no próximo mês.

A diretoria não mediu esforços para manter o elenco qualificado e farto de opções para Felipão. No início do ano, Dudu e Bruno Henrique receberam renovações contratuais e aumento salarial diante do assédio do futebol chinês. E vieram reforços: o principal deles, Ricardo Goulart, que tenta retomar a boa forma após um início arrasador seguido por algumas atuações irregulares.

Goulart, aliás, deve ser a principal novidade na equipe do Palmeiras para pegar o Fortaleza. O meia-atacante não participou da goleada por 4 a 0 sobre o Melgar na última quinta-feira, pela Libertadores, porque ficou em São Paulo seguindo seu cronograma especial de preparação física após operar de uma lesão de cartilagem. Ele não marca há um mês, desde a vitória por 5 a 0 sobre o Novorizontino nas quartas de final do Campeonato Paulista.

Se o retorno de Goulart é praticamente certo, o mesmo não se pode dizer de várias outras posições do time titular. Com apenas um treino, totalmente fechado, para trabalhar o time após a viagem de volta do Peru, Felipão vai considerar aspectos físicos, técnicos e estratégicos para decidir quem fica e quem sai do time. Uma possibilidade é trocar toda a linha defensiva, além de dar oportunidade a nomes como Thiago Santos e Borja.

Do outro lado, o técnico Rogério Ceni terá quase força máxima para escalar o Fortaleza, com exceção do atacante Ederson, que sofreu grave lesão no joelho e só volta no fim do ano. A grande novidade pode ser a estreia do centroavante Kieza, recém-contratado do Botafogo. O reencontro do Palmeiras com Ceni, aliás, será uma atração à parte.

Na TV

O clube alviverde ainda não fechou acordo com a Globo para a cessão de seus direitos de transmissão na TV aberta e no pay-per-view. Com isso, a partida só será transmitida pela equipe do Esporte Interativo. Você pode assistir ao jogo por meio do UOL Esporte Clube, que dá acesso ao conteúdo do Esporte Interativo no app EI Plus, sem precisar de assinatura de operadora de TV a cabo.

A partida também será transmitida no canal TNT na TV fechada. Por enquanto, o Palmeiras só tem 12 jogos com transmissão confirmada no Brasileirão, contra os seis times que também assinaram com o Esporte Interativo na TV fechada (Athletico-PR, Bahia, Ceará, Fortaleza, Internacional e Santos).

FICHA TÉCNICA

Palmeiras x Fortaleza

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 28 de abril de 2019 (domingo)
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Kleber Lúcio Gil e Helton Nunes (SC)

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena (Gustavo Gómez) e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Bruno Henrique e Ricardo Goulart; Gustavo Scarpa, Dudu e Borja (Deyverson). Técnico: Luiz Felipe Scolari

Fortaleza: Marcelo Boeck; Tinga, Juan Quintero, Roger Carvalho e Bruno Melo; Felipe e Araruna (Dodô); Edinho, Júnior Santos, Wellington Paulista (Kieza) e Osvaldo. Técnico: Rogério Ceni