Topo

Em busca de marca de Ganso, Cueva é arma do SP contra Atlético-GO

Cueva disputa a última partida pelo São Paulo antes de viajar para a repescagem da Copa do Mundo - Luciano Belford/AGIF
Cueva disputa a última partida pelo São Paulo antes de viajar para a repescagem da Copa do Mundo Imagem: Luciano Belford/AGIF

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

04/11/2017 04h00

Graças ao esforço da diretoria do São Paulo, Cueva tem quatro jogos até o fim do Campeonato Brasileiro para tentar igualar a marca de Ganso como o maior garçom do Tricolor desde 2013. Com a alteração na tabela do Nacional, o camisa 10 pode tentar ampliar o número de 11 assistências neste ano na partida deste sábado, às 19h (horário de Brasília), no Serra Dourada, contra o Atlético-GO. Em 2015, Ganso deu 15 passes para companheiros fazerem gols.

Depois do jogo deste sábado, Cueva embarca para defender a seleção peruana na repescagem para a Copa, contra a Nova Zelândia. Aliás, por conta da disputa por uma vaga no Mundial da Rússia, os dirigentes paulistas pediram o adiantamento do jogo deste fim de semana, que seria originalmente na segunda-feira (6). Mesmo assim, o jogador vai ficar três partidas - Chapecoense (9/11), Vasco (12/11) e Grêmio (15/11) - longe do São Paulo. 

Mas não é apenas o número de assistências de Cueva que chama a atenção de maneira positiva. O peruano tem 10 gols marcados em 2017, sendo superado no Tricolor somente por Lucas Pratto (14) e Gilberto (12). Ganso, em 2015, fez apenas três tentos. Ou seja, participou de 18 gols naquele ano, enquanto o peruano teve papel fundamental em 21 nesta temporada. Apesar de toda a importância de Cueva para o São Paulo, o Atlético-GO não viu problema em alterar a data da partida para o Tricolor paulista contar com o meia.

"Para nós é indiferente. O jogador vai atuar aqui e abrilhantar o jogo. Não estamos preocupados, até porque vai ser difícil enfrentar o São Paulo de qualquer jeito", disse Adson Batista, diretor de futebol do Atlético-GO, que vê a possibilidade de, mesmo fora de casa, o Tricolor paulista ter o apoio do público no Serra Dourada.

"O torcedor do Atlético-GO não está comparecendo tanto e isso é normal, porque o time não está em bom momento. Vai ficar dividido na arquibancada."

Reencontro

Coincidentemente, o Atlético-GO foi o adversário do São Paulo na estreia de Dorival Júnior como substituto de Rogério Ceni. Na ocasião, com o Tricolor em crise e na zona do rebaixamento, o time ficou no empate por 2 a 2, em pleno Morumbi. Os gols foram marcados por Lucas Pratto e Marcinho, para os paulistas, e por Niltinho e Everaldo pelos visitantes. 

Lista de assistências no São Paulo desde 2013

2016 - Ganso, Michel Bastos, Kelvin e Bruno, com 7 assistências cada
2015 - Ganso, com 15
2014 - Osvaldo, com 14
2013 - Ganso, com 12

Ficha técnica

Atlético-GO x São Paulo

Campeonato Brasileiro - 32ª rodada
Local:
Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Horário: 19h (Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (SC) e Neuza Ines Back (SC)
Atlético-GO: Marcos; Marcão Silva, Gilvan, William Alves e Breno Lopes; André Castro, Paulinho, Andrigo, Igor e Luiz Fernando; Walter. Técnico: João Paulo Sanches
São Paulo: Sidão; Araruna, Rodrigo Caio, Arboleda e Edimar; Jucilei; Petros, Hernanes, Marcos Guilherme e Cueva; Lucas Pratto. Técnico: Dorival Júnior.