PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Corinthians se cansa da Flórida Cup e avalia torneio de pré-temporada em SP

Arena Corinthians pode ser palco de torneio preparatório em 2018 - Ronny Santos/Folhapress
Arena Corinthians pode ser palco de torneio preparatório em 2018 Imagem: Ronny Santos/Folhapress

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

22/05/2017 17h40

Sem um rendimento financeiro e exposição internacional expressivos, a Flórida Cup tem boas chances de ser substituída do calendário corintiano para 2018. O clube analisa a realização de um torneio de pré-temporada em São Paulo, justamente na Arena Corinthians.

A ideia já foi apresentada de maneira embrionária ao Atlético-MG, que se mostrou inclinado a integrar o projeto. A primeira versão do que poderia ser o quadrangular em Itaquera ainda engloba o Flamengo como potencial convidado e também uma equipe do exterior, possivelmente da América do Sul.

No projeto desenhado pelo Corinthians, há a possibilidade de vender direitos de transmissão para mais de uma emissora e realizar festas semelhantes à decisão do Campeonato Paulista, com bandeiras e fogos de artifício e ainda em horários que facilitem a presença do público. O clube acredita que pode arrecadar não apenas com a venda dos jogos à televisão, mas também com ingressos e patrocínios pontuais - até a venda de naming rights da competição é citado.

A decisão passou a amadurecer esse ano, depois que o clube participou da Flórida Cup de 2017 praticamente a contragosto. Como já havia assinado um termo de compromisso, que previa pagamento de multa, o Corinthians entrou em acordo com os organizadores para ficar apenas uma semana nos Estados Unidos. Na ocasião, o calendário ficou apertado devido ao acidente aéreo com a Chapecoense e o consequente adiamento da rodada final da Série A.

O problema pontual desse ano, porém, não altera a avaliação dos dirigentes do Corinthians de que os resultados das viagens aos Estados Unidos têm ficado abaixo do esperado, em especial do ponto de vista financeiro. Como possui despesas de passagens aéreas e hotelaria, ainda que a organização da Flórida Cup assuma parte delas, a direção entende que ficar em São Paulo reduziria custos e aumentaria a chance de maiores rendimentos na Arena.

Futebol