Topo

Renato Gaúcho revela como quase foi parar no Inter quando jogador

Lucas Uebel/Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

20/04/2017 13h45

Renato Gaúcho quase jogou no Internacional. E mais do que isso, antes de começar no Grêmio. A pedido do pai, atual treinador do Tricolor fez testes nas categorias de base do Colorado e passou. A história só não seguiu um fluxo diferente por falta de espaço na concentração.

Natura de Guaporé, na Serra Gaúcha, Renato fez o teste em 1979. No ano seguinte, entrou na base do Grêmio e se tornou o maior ídolo da história do clube.

"Eu fui no Internacional para realizar o sonho do meu pai, ele sempre foi colorado. Ele sempre dizia 'vai fazer um teste no Inter'. Eu fui e passei. Pediram para eu voltar, mas não deu. Eu não tinha nem o que comer e nem onde morar. Disse que não tinha condições, ainda bem (risos)", brincou ao final da revelação ao Globo Esporte, da RBS TV.

Herói nas conquistas da Libertadores e Mundial de 1983, Renato voltou para casa por não ter onde ficar em Porto Alegre.

"Falei que não dava. Ainda disse 'se vocês deixarem, eu fico aqui', mas realmente não tinha espaço. Aí eu fui embora, no mesmo dia. Isso aí foi no final de 1979. Quatro meses depois, no começo de 1980, o (Valdir) Espinosa me trouxe para o Grêmio", contou.

A trajetória fulminante no Grêmio catapultou Renato a uma vida diferente. Com passagem pela seleção brasileira, transferência ao Flamengo e Itália. Idolatria de torcedores pelo futebol e personalidade. Mas em casa houve resistência.

"Ele (pai) ficava chateado (com o sucesso de Renato pelo Grêmio em cima do Inter). Toda minha família é gremista, só ele era colorado. Em 1981 fui campeão estadual júnior e levei a faixa para casa. Ele não aceitou, não tocou na faixa", disse.

Renato Gaúcho jogou no Grêmio até 1987. Voltou ao clube em 2010, como treinador. E no currículo ainda tem a passagem em 2013. No ano passado, voltou pela terceira vez e comandou o time na consquistou da Copa do Brasil.