Topo

David Luiz é único brasileiro em time do ano do Campeonato Inglês

Reuters / Carl Recine
Imagem: Reuters / Carl Recine

Do UOL, em São Paulo

20/04/2017 07h29

O zagueiro David Luiz foi o único brasileiro eleito para a seleção do Campeonato Inglês de 2016/17 divulgada nesta quinta-feira (20) pela Associação de Futebolistas Profissionais (PFA). A equipe do brasileiro, o Chelsea, teve outros três jogadores escolhidos para o "onze ideal", que também conta com quatro atletas do Tottenham, mais um de Liverpool, Manchester United e Everton.

A escalação do time do ano ficou da seguinte forma: David De Gea (Manchester United), Kyle Walker (Tottenham), David Luiz (Chelsea), Gary Cahill (Chelsea) e Danny Rose (Tottenham); N'Golo Kante (Chelsea), Dele Alli (Tottenham), Eden Hazard (Chelsea) e Sadio Mané (Liverpool); Harry Kane (Tottenham) e Romelu Lukaku (Everton).

#PFAawards | The PFA Premier League Team of the Year sponsored by @OfficialPanini pic.twitter.com/

 

 

 

 

eQfXZ6h5Ll

— PFA (@PFA) April 20, 2017

A presença de David Luiz na equipe representa o retorno de atletas brasileiros, ausentes desde a temporada 2014/15, quando Philippe Coutinho foi eleito.

Ausente no time deste ano do Campeonato Inglês, o meia-atacante do Liverpool e atual titular da seleção brasileira teve um bom começo de competição, mas sofreu lesão no tornozelo que o afastou dos gramados por um mês e tardou a recuperar seu melhor nível. Neste meio tempo, o marfinense Sadio Mané, colega de ataque, se destacou como jogador mais decisivo do Liverpool, terceiro colocado no torneio.

Líder da competição, o Chelsea dividiu com o vice Tottenham a liderança no número de indicados para a seleção da PFA. O goleiro De Gea, que defende o quinto colocado do Inglês, recebeu a honra por ser a principal peça da segunda defesa menos vazada do torneio, com 24 gols sofridos. Já Lukaku, estrela do sétimo colocado Everton, ganhou vaga no ataque por ser o artilheiro com 24 gols marcados - quatro a mais que Kane, segundo na lista.

Chama a atenção a ausência de nomes do Manchester City, que começou a temporada com pompa por se tratar do primeiro ano de Pep Guardiola no comando do time. A equipe treinada pelo espanhol ocupa a quarta posição do Inglês.